A Polícia Militar Ambiental deteve um homem, de 34 anos, que mantinha em sua residência mais de 10 animais silvestres de forma irregular. O flagrante aconteceu neste domingo (17), no bairro Dos Freitas, em São José dos Campos, interior de São Paulo.
Os PMs receberam uma denúncia sobre aves silvestres em cativeiro e passaram a monitorar o local – um imóvel na Alameda das Andorinhas. Durante o monitoramento, foi constatado que a informação era verdadeira e que no local também havia cães e gato.
O responsável pelo imóvel e pelos animais foi abordado quando tentava sair do condomínio em um veículo. Dentro do automóvel foram encontrados sete cobras, três lagartos, além de um macaco prego e um gato do mato.
Na residência do autor foram localizados mais animais, inclusive com sinais de maus tratos, além de duas araras Canindé.
Questionado, o homem apresentou diversas notas fiscais de compra dos animais silvestres, contudo os contatos existentes nos documentos informaram desconhecer tais recibos. Os papeis foram apreendidos.
Uma veterinária, integrante de uma Organização Não Governamental (ONG), foi chamada e compareceu ao local para atender os animais.
O caso foi registrado como praticar ato de abuso a animais e matar espécimes da fauna silvestre no plantão sul de São José dos Campos.