(Folha da Região) Na contra-mão de diversos segmentos do comércio, cujos empresários estão sofrendo com o fechamento provocado por decretos estadual e municipal, e outros que estão abertos e mal conseguem pagar as contas, o setor de bicicletas está em alta em Araçatuba. O segmento registra aumento no comércio e também em serviços de manutenção.
De acordo com a vendedora da Real Bike, Patrícia Geralde, após o isolamento social houve uma pequena queda no movimento, mas depois que o setor foi incluído na lista de empresas que poderiam funcionar, houve aquecimento no movimento.
Ela disse que o setor já estava aquecido tendo em vista o alto valor dos combustíveis, sendo que muitas pessoas estavam comprando bicicletas para, além de praticar uma atividade física, ter uma opção para deixar o carro ou a moto na garagem.
Ela relata que a procura aumentou, mas o setor de manutenção está ainda melhor. Patrícia disse que é possível perceber que a maioria das bicicletas que chegam para manutenção estavam há muito tempo paradas, e precisam principalmente de revisão como câmeras de ar e engraxar as partes com rolamentos.
A vendedora diz que em muitos casos, além de usar a bicicleta para substituir veículos motorizados e economizar com o combustível, muitas pessoas estão retomando o uso da bicicleta porque as academias estão fechadas.
O vendedor da loja Nivair Bicicletas, Matheus Benati da Silva, disse que a procura por bicicletas, principalmente as de aro 29, utilizadas por praticantes de ciclismo, praticamente dobrou neste período de isolamento social.
Ele disse que este é um modelo de bicicleta moderna e devido ao tamanho do aro, proporciona mais conforto ao ciclista, e vem sendo procurada de maneira geral, não apenas por praticantes de ciclismo, mas como por pessoas que vão utilizar a bicicleta como meio de locomoção ao trabalho.
Silva, assim como Patrícia, disseram que com o isolamento social, também aumentou a procura para aquisição e manutenção de bicicletas infantis. Com as crianças o tempo todo em casa, aumenta o período ocioso e a bicicleta acaba sendo uma forma de distração aliada à atividade física.