Policiais civis realizaram nas primeiros horas da manhã desta sexta-feira (15) a segunda etapa da primeira fase da “Operação Bala de Prata”, para cumprir 10 mandados de busca domiciliar e prisão em Valparaíso e uma em Guararapes. Na primeira etapa cinco homens já haviam sido detidos.
O delegado que coordenou a operação em Valparaíso, José Abonízio, explicou à reportagem do Regional Press que a primeira etapa da operação, realizada na semana passada e que resultou na prisão de cinco pessoas, foi sigilosa. Com a ação desta sexta-feira, sete homens já estão detidos e as investigações continuam.
Ele explicou que a operação foi desencadeada após investigações da Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais) de Araçatuba, em relação a uma série de homicídios que vinham ocorrendo nas duas cidades alvo da operação, em função de brigas envolvendo integrantes de uma facção, incluindo também disputas por pontos de tráfico de drogas.
De acordo com Abonízio, no passado houveram alguns homicídios e prisões. Com o passar do tempo os autores foram soltos e a violência voltou a ocorrer em função de vinganças. De acordo com ele, os motivos envolvem além de disputa por pontos de tráfico, desentendimentos por opiniões contrárias às emitidas por líderes de uma organização criminosa.
No total a operação já realizou o cumprimento de 15 mandados de prisão.