A Prefeitura de Araçatuba propõe, em projeto de lei complementar, a criação de 83 novos cargos em sua estrutura administrativa, com preenchimento por meio de concurso público, para as áreas de educação, assistência social e saúde. A matéria será votada em regime de urgência durante a 15ª sessão ordinária da Câmara Municipal, que será realizada nesta terça-feira (26), de modo remoto.
O projeto do Executivo prevê a criação de 15 vagas de assistente administrativo para a Secretaria Municipal de Saúde; 8 vagas de atendente, 15 de psicólogos e 15 de assistente social, para a Secretaria de Assistência Social; e 30 cargos de professor para a Educação.
Conforme o Executivo, a criação dos cargos para a Assistência Social é necessária porque o município está reassumindo suas atividades administrativas e de assistência, bem como a execução de projetos e programas sociais, após o rompimento do contrato com o Instituto de Valorização à Vida Humana (IVVH), que realizava parte desses serviços.
O IVVH pertence ao empresário e sindicalista José Avelino Pereira, o Chinelo, alvo da operação #Tudo Nosso, da Polícia Federal, que investiga possíveis desvios de recursos da Prefeitura de Araçatuba.
Em relação à Educação, segundo a Prefeitura, os novos cargos de professores são necessários em função do surgimento de novos bairros no município e a abertura de novas escolas e salas de aulas.
Sobre os cargos para a Saúde, o município afirmou, em sua justificativa, que “é preciso fortalecer a estrutura necessária para dar suporte ao grande número de serviços que tem sido atribuído aos seus setores em razão principalmente do período de pandemia por que passa a cidade, o país e o mundo”.
O município ainda não divulgou se há data prevista para a realização do concurso, caso o projeto seja aprovado pela Câmara.
FERIADO
Na próxima semana, os vereadores não se reunião na segunda-feira (25), por causa do feriado antecipado da Revolução Constitucionalista de 1932, celebrada em 9 de julho, como medida para aumentar os índices de isolamento no Estado e inibir o avanço do novo coronavírus.
Confira a proposta da Prefeitura de Araçatuba para criação de novos cargos:
Assistente Administrativo: de 92 (noventa e dois) para 107 (cento e sete), cujos cargos acrescidos serão destinados à Secretaria Municipal de Saúde – 15 novos
Atendente: de 170 (cento e setenta) para 178 (cento e setenta e oito), cujos cargos acrescidos serão destinados à Secretaria Municipal de Assistência Social – 8 novos
Professor: de 955 (novecentos e cinquenta e cinco) para 985 (novecentos e oitenta e cinco), sendo 870 (oitocentos e setenta) PEB I e 115 (cento e quinze) PEB II, cujos acrescidos serão destinados à Secretaria Municipal de Educação – 30 novos
Psicólogo: de 35 (trinta e cinco) para 50 (cinquenta), cujos cargos acrescidos serão destinados à Secretaria Municipal de Assistência Social – 15 novos
Assistente Social: de 41 (quarenta e um) para 56 (cinquenta e seis), cujos cargos acrescidos serão destinados à Secretaria Municipal de Assistência Social – 15 novos