A pandemia do novo coronavírus apresentou um desafio extra aos participantes do Dia do Desafio. Isso porque a iniciativa, voltada para o combate ao sedentarismo e incentivo à prática coletiva de atividades físicas e esportes em diferentes locais e espaços públicos, tais como ruas, parques, praças, empresas e escolas, precisou ser reinventada, passando a adotar um novo formato para evitar aglomerações e, da mesma maneira, continuar estimulando pessoas a manter uma rotina ativa e saudável.
Assim, no próximo dia 27 de maio, a 26ª edição do Dia do Desafio será realizada de um jeito bem diferente em relação às edições anteriores, sem competições entre as cidades e com atividades não presenciais, com foco nas redes sociais.
O Sesc São Paulo, tradicional parceiro do evento e coordenador do Dia do Desafio no continente americano, segue na organização e focado em manter ativa a rede criada ao longo desses anos. Assim, vem reforçando o convite às cidades que integram a campanha, assim como incentivando novos municípios e entidades a participar.
“Com o protagonismo compartilhado com instituições públicas e privadas, nesta data forma-se uma rede de pessoas que abraçam o desafio de oferecer oportunidades de tornar a vida de todos mais ativa. Cria-se então um cenário que favorece a motivação para a adoção de hábitos saudáveis na rotina, essenciais na promoção do bem-estar social e na melhora da qualidade de vida da população. Esses são os princípios da ação do Sesc”, ressalta o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.
A ideia do Dia do Desafio em 2020 é que, no dia 27 de maio, cidades, instituições e pessoas compartilhem, em suas redes sociais e usando as hashtags #DiaDoDesafio e #JuntosNoDiaDoDesafio, vídeos com práticas de atividade física, desafios, bate-papos, relatos de experiências e boas práticas relacionadas à importância da prática de esportes e movimento.
O perfil @esportesescsp no Instagram já tem uma série de dicas e sugestões para os vídeos dos participantes. O Sesc São Paulo já postou na conta várias aulas produzidas por educadores e educadoras para inspirar as pessoas.
No site diadodesafio.org.br, na aba Downloads, está publicada a Identidade Visual desta edição com vários modelos para os participantes publicarem suas programações de esportes e atividades físicas no Facebook, Instagram, Twitter e até WhatsApp.
Postagens preparatórias para a data estão liberadas e são bem-vindas.
PROGRAMAÇÃO
Dia 25 de maio, 12h e 15h
Exibição de documentário – Boas Práticas
O Dia do Desafio foi um ponto de partida para uma relação de parceria entre o Sesc e as cidades, retratando a importância do DDD nas cidades, possibilitando ações que se mantem até hoje no calendário dos municípios. O primeiro vídeo a ser apresentado será da cidade de Bastos, pertencente a região de Presidente Prudente, e o segundo vídeo é referente a matéria do Portal Sesc SP realizada com a cidade de Piacatu, que, com pouco mais de cinco mil habitantes, desenvolveu um projeto esportivo amplo e gratuito com base nas participações do Dia do Desafio.
Dia 26 de maio, às 19h
Bate-papo Virtual
Tema: “O Esporte como elemento de interação humana e os desdobramentos deste fenômeno na sociedade” com a participação de Rui Muleque do Skate, Renato Marques – professor doutor em Sociologia do Esporte, com mediação do assistente técnico da Gerência de Desenvolvimento Físico Esportivo do Sesc São Paulo, Fábio Henrique.
Conteúdo: Além de apresentarmos o trabalho dos dois convidados, vamos percorrer alguns caminhos dentro da sociologia e a experiência de um atleta renomado, tais como a apropriação dos espaços públicos, a utilização das ruas e que ao mesmo tempo essa liberdade esta velada, mesmo que temporariamente e não sabemos até quando não podemos utilizar esse espaço que é de todos e o que irá mudar nessas práticas esportivas.
O esporte como uma participação democrática e como lidar nesse momento que não posso praticar.
Qual o papel do esporte nessa contraposição da falta de liberdade temporária uma vez que a modalidade nos leva a essa liberdade.
Não poderemos deixar de falar nos jogos olímpicos, uma vez que a modalidade participaria pela primeira vez dos jogos e propomos essa viagem ao longo do tempo, como a modalidade era vista e o que foi feito para chegarem até aqui, assim como apresentar seu estilo de vida além do esporte e sua importância e relevância no interior paulista.
Rui Muleque
Primeiro campeão brasileiro de street, aplaudido por nomes como Tony Hawk e Steve Alba, Rui Muleque sempre foi sinônimo de skate do mais alto nível, reverenciado por gerações e gerações de atletas, que cresceram vendo e ouvindo sobre os seus feitos, que escancararam as portas do mundo para o atual skate brasileiro.
Renato Marques
Professor Doutor da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (desde 2011). Líder e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Aspectos Socioculturais e Pedagógicos do Esporte – GEPESPE-RP – USP e atua principalmente nas áreas de ensino e pesquisa na Sociologia e Pedagogia do esporte.
Dia 27 de maio, às 9h, 15h e 18h
Aulas na Rede
Aulas virtuais com os educadores das unidades de Rio Preto, Birigui e Ribeirão Preto, voltadas a participação de todos os púbicos com o objetivo de estimular a prática de atividade física. Serão contemplados exercícios para estimula o preparo cardiorrespiratório, coordenação motora, atividades com desafios lúdicos, convidando a todos para saírem do sofá e se movimentarem.
9h: Condicionamento Físico – com educadores físicos de Ribeirão Preto. (Transmissão: Fb/Instagram @sescribeiraopreto)
15h: Ginástica Multifuncional – com educadores físicos de Birigui (Transmissão: FB / Instagram @sescbirigui)
18h: Desafie-se – com educadores físicos de Rio Preto (Transmissão: youtube.com/sescriopreto)
COMO ACOMPANHAR:
Siga as redes sociais oficiais do Dia do Desafio e ative as notificações
Manter abertos os perfis de suas redes sociais (quando o perfil é privado não é possível visualizar publicações com as hashtags)
Publicar vídeos e fotos utilizando #DiaDoDesafio e #JuntosNoDiaDoDesafio