Ivan Ambrósio/Jornal Interior
Os casos positivos da Covid-19 aumentaram 80% em Penápolis, durante o final de semana, conforme dados divulgados em boletim nesta segunda-feira (11), pela secretaria municipal de Saúde. De acordo com a pasta, de cinco infectados que foram computados na sexta-feira (8), o número saltou para nove.
Deste total, um paciente está recuperado. Trata-se de uma mulher de 53 anos que já está em casa; três permanecem em quarentena – um rapaz, de 27, e duas mulheres, 62 e 42 – e dois estão internados na Santa Casa local – homens de 90 e 40.
Os outros três positivados vieram a óbito. O primeiro foi o empresário, de 53, que havia participado de um cruzeiro; o segundo, um idoso, de 74, que residia no Lar Vicentino e, a terceira, uma menina, 9, que estava internada na Santa Casa de Araçatuba.
Todos tiveram resultado positivo nos exames pelo Laboratório Adolfo Lutz. Quatro óbitos que estavam sob investigação, tendo vítimas com idades de 38, 69, 87 e 92 anos tiveram resultado negativo para o coronavírus. A pasta informou que, até o momento, foram notificados oficialmente 59 casos suspeitos da Covid. Do total, três aguardam resultado do exame laboratorial e outros 47 foram descartados.
CENTRO
O prefeito Célio de Oliveira (sem partido) informou que o Centro de Referência para Tratamento da Covid-19 poderá entrar em funcionamento a partir da próxima segunda-feira (18). O espaço será exclusivo aos pacientes que estejam com o coronavírus.
O centro está sendo preparado no antigo Hospital da Unimed. A unidade, que também prestará atendimento para 17 municípios da região, terá 20 leitos de enfermaria e 10 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com respiradores. Hoje, o município conta apenas com 10 na Santa Casa.
Nesta segunda (11), cinco leitos estavam ocupados por pacientes de outras patologias, portanto, sem nenhum caso da Covid-19. Além do novo centro de referência, o município encaminhou pedido de outros 10 de UTI para reforçar o atendimento de casos mais graves no hospital.
Os trabalhos de reforma do prédio, como pintura e instalação de gessos, já foram finalizados. Vários equipamentos e mobiliários já chegaram, mas, a maior parte, será entregue hoje. Uma equipe de engenharia clínica esteve na unidade para fazer a instalação dos condutores de oxigênio e ar comprimido.
A Prefeitura adquiriu compressores e fez a locação de um novo gerador de energia elétrica. A parte do suporte avançado deve estar concluída até sexta-feira (15). A previsão do secretário municipal de Saúde, coronel Wilson Carlos Braz, é que o centro comece a funcionar na segunda, inclusive com a equipe de funcionários, desde serviços gerais, portaria, administração e profissionais especializados na área de saúde, como enfermeiros e médicos.
No entanto, para início das atividades, a unidade precisa da habilitação do governo estadual. Oliveira informou que está otimista quanto à aprovação, pois o próprio Estado tem cobrado bastante agilidade para que a nova unidade entre em funcionamento o mais rápido possível.
DENGUE
O município registrou, até o momento, 432 casos positivos de dengue e outros 155 aguardam resultado de exames. Foram notificados 771. Destes, 182 foram descartados. No último dia 24, a Vigilância confirmou que uma idosa, morta no fim do mês passado, foi por dengue.
Para a constatação, foi analisado o prontuário da paciente. Exame feito em laboratório particular testou positivo para a doença. O órgão investiga outra morte com suspeita de dengue na cidade. Os prontuários da paciente – que não teve a idade revelada – estão em análise e aguardando resultados dos exames.
Dados mensais mostram que, em janeiro, o município computou 102; em fevereiro, foram 133; março, 103 e, em abril, foram 88. Até o momento, maio computou sete casos positivos.