Uma paciente de 38 anos faleceu com suspeita de Covid-19 nesta terça-feira (28) em Penápolis. No momento em que a mulher foi internada, não havia leitos de UTI na Santa Casa local nem em outras cidades, via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), conforme informou a Prefeitura.
A Santa Casa de Penápolis possui um total de 10 leitos de UTI, sendo 3 para pacientes de Covid-19. Todas estavam ocupadas quando foi solicitada vaga para a mulher. Na Santa Casa de Araçatuba, há 9 leitos de UTI Geral Adulto e todos estão ocupados, sendo 3 com pacientes positivadas para Covid-19 e intubadas.
A paciente de Penápolis já havia passado por atendimento no pronto-socorro na madrugada de segunda-feira (27) e acabou retornando ao PS no mesmo dia, onde permaneceu em observação. Com a piora do quadro, a mulher foi levada à sala de emergência do Pronto-Socorro, onde passou por diversos exames, inclusive raio-X e tomografia.
Após os resultados destes exames, ela apresentou quadro sugestivo para Covid-19, sendo solicitada vaga na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa local por volta da meia-noite. O hospital afirmou que não havia vaga disponível naquele momento.
A paciente foi inserida no Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), às 00h30, e a regulação daquela central também afirmou que não havia leito disponível em outras cidades. A mesma permaneceu em observação e às 12h30 o PS solicitou novamente uma vaga na UTI.
A paciente conseguiu vaga e foi internada na Santa Casa local somente às 15h10 dessa terça-feira (28), vindo a óbito às 16h53. A Secretaria Municipal de Saúde oficiou à Santa Casa mais informações sobre o ocorrido.
Conforme o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira (sem partido), nesta quarta-feira (29) há quatro vagas disponíveis na UTI da Santa Casa. No entanto, ele reforçou a necessidade de implantar o centro de referência no município, que terá 30 leitos, sendo 20 clínicos e 10 de UTI. O espaço deverá ser inaugurado em 20 dias, segundo ele.
O caso da paciente foi notificado oficialmente, com coleta de exame Swab para diagnóstico da SARS – Cov 2 e encaminhamento ao laboratório Adolfo Lutz. O teste rápido realizado na paciente teve resultado negativo.
Dados da Secretaria de Saúde registram até às 12h desta quarta-feira (29), 43 casos suspeitos de coronavírus notificados oficialmente. Do total de notificados, quatro casos suspeitos aguardam resultado do exame laboratorial. Outros 35 casos foram descartados, incluindo os três óbitos (homens, 69, 87 e 92 anos) e que tiveram resultado negativo para Covid-19, atestado pelo laboratório Adolfo Lutz.
Casos Positivos
Até o momento, foram registrados três casos positivos. A primeira confirmação é referente ao paciente (homem, 53 anos) que veio a óbito no dia 03 de abril. O segundo trata-se de uma mulher, 53 anos, que já havia testado positivo no teste rápido e está recuperada da Covid-19. O terceiro caso trata-se de um homem, de 74 anos, com exame positivo do Laboratório Adolfo Lutz. O paciente permanece em internação hospitalar.
Faixa etária
Dos casos notificados, 19 são homens e 24 pacientes são do sexo feminino. Em relação à faixa etária, três casos são em menores de 12 anos, seis casos estão na faixa de 13 a 30 anos. Dezoito pacientes têm idades entre 31 a 59. Dezesseis são idosos, com idade superior a 60 anos.