O primeiro paciente de Birigui com covid-19, transmitida pelo novo coronavírus, recebeu alta neste domingo de Páscoa (12). Trata-se de um médico de 47 anos que trabalha no município e ficou 16 dias internado na Santa Casa de Birigui. Sua esposa, também médica e com resultado positivo para a doença, está em isolamento domiciliar.
A saída do médico teve aplausos ao som de uma música sacra executada por um violinista.
Até agora, Birigui notificou 62 casos, porém 10 tiveram exame negativo para a doença. O município tem cinco casos positivos de covid-19 e investiga três óbitos por suspeito de coronavírus.
O terceiro óbito ocorreu nesse sábado (11), quando faleceu um senhor de 97 anos, que possuía comorbidades e já fazia tratamento para pneumonia. O segundo óbito foi na terça-feira (7). Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 60 anos, que fazia tratamento quimioterápico e estava internado na Santa Casa de Birigui desde o dia 22 de março.
Um dia antes, faleceu um homem de 75 anos, que já fazia tratamento de neoplasia e pneumonia. A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui aguarda o retorno dos exames dos três óbitos suspeitos por covid-19 que serão realizados pelo Instituto Adolfo Lutz.
Seguindo as novas recomendações da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, conforme Guia de Vigilância Epidemiológica para infecção humana pela covid-19, de abril de 2020, deverão ser notificados os casos de SG (Síndrome Gripal) e SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) conforme Resolução SS 28, de 17 de Março de 2020.
No momento é realizada coleta para exame de diagnóstico de COVID-19 somente de profissionais de saúde, pacientes internados por SRAG e óbitos.
BOLETIM CORONAVÍRUS
*Até as 12h deste domingo (12 de abril) Birigui registrou o seguinte quadro de coronavírus:
NOTIFICADOS: 62
NEGATIVOS: 10
POSITIVOS: 5
AGUARDANDO EXAME: 25
SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave): 15
SG (Síndrome Gripal): 47
ÓBITOS EM INVESTIGAÇÃO: 3