Três pacientes internados na Santa Casa de Penápolis tiveram diagnóstico positivo para Covid-19 após passarem por um teste rápido nesta quarta-feira (1º). Eles estão isolados e recebendo o tratamento médico de acordo com o protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde para a doença.
No entanto, para a notificação oficial de caso positivo é necessário aguardar o resultado do Laboratório Adolfo Lutz, órgão oficial do Estado de São Paulo. A testagem por meio de exames rápidos é uma ferramenta para auxiliar no tratamento e em medidas preventivas a serem adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde.
Até esta quinta-feira (2), foram notificados oficialmente 23 casos suspeitos de coronavírus em Penápolis. Apenas dois são residentes em outros municípios e os demais são moradores locais. Um deles, que teve exame positivo para Covid-19 está internado na UTI do hospital. Trata-se de um empresário de 53 anos que recentemente fez um cruzeiro. Ele encontra-se em ventilação mecânica e entubado.
Outros três casos tiveram exames negativos e 13 foram excluídos clinicamente. Portanto, há um caso em investigação e cinco aguardam resultado de exames. Não há registro de óbito.
Dos casos notificados, oito são homens e 15 pacientes são do sexo feminino. Em relação à faixa etária, dois casos são em menores de 12 anos, seis casos estão na faixa de 13 a 30 anos. Onze pacientes têm idades entre 31 a 59. Quatro são idosos, com idade superior a 60 anos.