Após duas décadas o trabalhador rural Cícero Geraldo da Silva, 56 anos, conseguiu localizar seus parentes, com quem havia perdido totalmente o contato. Ele saiu de Araçatuba ainda jovem, em 1984, deixando para trás os pais e irmãos, e foi embora para o estado de Rondônia trabalhar na fazenda de um araçatubense. Lá ele constituiu e família e veio uma única vez visitar os parentes. Há 20 anos não tinha mais contato com os familiares e havia perdido todos os números de telefone e endereços. Agora, doente, seu maior desejo era o de ter notícias da família.
A reportagem do Regional Press apurou que ele está divorciado há 20 anos e mora com o filho em uma propriedade rural no interior de Rondônia, distante 2,1 mil quilômetros de Araçatuba. Recentemente descobriu um problema de saúde pulmonar, relacionado, segundo ele, a um fungo de capim.
Como está um pouco debilitado e temendo por sua saúde, seu maior desejo era saber o paradeiro dos familiares. Com poucas fotos e informações, uma de suas filhas, Karina Franco, que mora em Espigão do Oeste (RO) decidiu ir em busca de ajuda por meio das redes sociais.
As informações que ele tinha era apenas os nomes dos familiares e o local onde moravam. Silva tinha recordações que sua mãe, Antônia Maria de Jesus, morava em uma casa de número 92 em uma rua que não se lembra o nome, no Jardim Jussara. Ele tinha uma irmã, chamada Iracy Alves da Silva, que morava em Santo Antônio do Aracanguá.Também tinha irmãos em Buritama, Gastão Vidigal, Nova Luzitânia e Birigui.
O ENCONTRO
Com base nessas informações, Karina começou a procurar grupos de anúncios no facebook formados por pessoas da região de Araçatuba, e passou a postar pedido de ajuda para reencontrar seus familiares. Em vários grupos foram centenas de compartilhamentos, até que uma neta de Iracy, Carolina Silva de Almeida, que está morando no Rio Grande do Sul, viu uma das publicações e percebeu que todos os nomes citados eram semelhantes aos da família de sua avó.
Imediamente a moça ligou para a avó e enviou o contato dela para Karina, a filha de Silva que havia iniciado a procura pelas redes sociais. Karina entrou em contato com Iracy, a tia que não via a 20 anos, e finalmente descobriu que havia conseguido realizar o desejo de seu pai. A família estava reencontrada.
Iracy pegou o número do telefone do irmão desaparecido há 20 anos, e ligou para ele. Conversaram por mais de meia hora. Iracy disse à reportagem do Regional Press que, no início, os dois ficaram até sem palavras, ao ouvirem a voz um do outro. Como estava há 20 anos sem ter contato com a família, Silva não sabia que tinha perdido a mãe e o irmão Minervino, que residia em Buritama.
Karina disse que antes de fazer as publicações em busca de informações sobre os familiares, havia acordado com a intuição de que deveria fazer isso para ajudar realizar o desejo de seu pai, e que desta vez daria certo. Em menos de dois dias a família tinha sido reencontrada.
VISITA e MUDANÇA
Silva disse que está realizando uma série de exames médicos por conta do problema de saúde que vem enfrentando, mas assim que concluir os exames, vai marcar uma viagem para visitar todos os irmãos na região de Araçatuba. No final da tarde deste sábado Karina disse que o pai decidiu mudar para Araçatuba, para poder ficar perto dos familiares.