Para alertar a população sobre a importância do isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus, a Prefeitura de Pereira Barreto pintou o muro do Cemitério Municipal Campo Santo São José com a frase “#Fique em casa. Não queremos você aqui”.
A ideia, segundo o município, foi chamar a atenção dos moradores sobre a gravidade da pandemia da Covid-19, para que as pessoas se previnam e entendam que uma das medidas sanitárias principais é ficar em casa, adotando o isolamento social.
A iniciativa foi baseada na publicação em um site de uma cidade baiana que chamou a atenção dos servidores do Departamento de Controle e Manutenção dos Bens Públicos, que apresentaram a ideia ao secretário municipal de Administração e Gestão de Patrimônio Público, Valter Ribeiro, que apoiou a ação.
REPERCUSSÃO
A pintura no muro do cemitério foi feita por um munícipe voluntario, sem custo ao município. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, a ideia teve repercussão positiva nas redes sociais. Muitos internautas elogiaram a ação, classificando-a de “ótima iniciativa” e “mensagem muito criativa”.
Além da pintura do muro do cemitério, o município está percorrendo as ruas da cidade com carro de som pedindo que a população fique em suas casas. A Prefeitura também está realizando fiscalização no comércio local, para que cumpram o decreto do governo estadual que estabeleceu a quarentena até o dia 22 de abril.
As informações sobre a Covid-19 e a importância do isolamento social também são passadas à população por meio de entrevistas a emissoras de rádios da cidade e publicações nos sites do município, além de banners digitais publicados em redes sociais e grupos de whatsapp. A Prefeitura também atualiza, diariamente, o boletim informativo sobre a situação da doença no município, que pode ser acessado no site www.pereirabarreto.sp.gov.br/coronavirus
CASOS
O município de Pereira Barreto notificou nove casos suspeitos de Covid-19. Destes, cinco tiveram resultado negativo para a doença e quatro estão aguardando o resultado dos exames.
A cidade tem, ainda, um óbito suspeito de uma idosa de 72 anos que apresentou sintomas de quadro respiratório agudo. Foi colhido material e enviado para o Instituto Adolfo Lutz, que ainda não enviou o resultado da análise. A idosa, no entanto, apresentava outras comorbidades, como hipertensão e diabetes, além de enfisema pulmonar.