Araçatuba vive uma epidemia de dengue, com 1.115 casos da doença, segundo a última atualização da Vigilância Epidemiológica do município. Nesta quinta-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde anunciou que fará ações em bairros com maior número de casos, como Monte Carlos, Amizade e Alto da Boa Vista, como forma de prevenção e combate à dengue.
As ações terão início com um carro de som, que passará orientando os moradores a retirarem materiais inservíveis de suas casas, entre eles os que acumulam água. O carro de som estará no sábado (11) nas áreas 1 e 2, compreendidas pelos bairros Casa Nova, Alto da Boa Vista, Planalto, Monte Carlo, Palmeiras e bairros adjacentes. Nos dias 13 e 14 de abril, as orientações pelo carro de som estarão na área 3, ou seja, nos bairros Novo Paraíso, Amizade, Dona Amélia e proximidades.
COLETA DE MATERIAIS
Na segunda-feira (13) e na terça-feira (14), os materiais retirados das casas pelos moradores serão recolhidos por um caminhão nos bairros das áreas 1 e 2: Jd. Casa Nova, Alto da Boa Vista, Planalto, Monte Carlo, Palmeiras e bairros adjacentes.
Nos dias 15, 16 e 17 de abril, o caminhão fará a coleta dos materiais inservíveis nos bairros da área 3: Novo Paraíso, Amizade, Dona Amélia e proximidades.
Nos mesmos dias da coleta dos materiais, as equipes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde vão dar orientações sobre a NMV (Nebulizador Montado em Veículo), que acontecerá na semana seguinte da coleta dos inservíveis. As visitas casa a casa seguem protocolos de prevenção à Covid-19 (coronavírus), com distância mínima de dois metros entre o agente e o morador. As ações serão feitas apenas nos quintais ou áreas externas das casas, evitando que o agente entre na casa do morador.
NEBULIZAÇÃO
A nebulização será feita por veículos apropriados e por agentes de combate a endemias. Essas ações acontecerão simultaneamente nos dias 15, 16 e 17 de abril nos bairros Jd. Casa Nova, Alto da Boa Vista, Planalto, Monte Carlo, Palmeiras e bairros adjacentes.
Já nos bairros Novo Paraíso, Amizade, Dona Amélia e adjacências, a nebulização acontece nos dias 22, 23 e 24 de abril.
As nebulizações serão feitas por três dias consecutivos em cada área, sempre com início às 18h30, acompanhamento da Guarda Civil Municipal (GCM) e apoio da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias).
BLOQUEIO
Outra atividade que foi organizada para o combate à dengue é o bloqueio de transmissão nos bairros Umuarama e Jardim Sumaré. Nesses locais, os agentes vão às casas e solicitam aos moradores a retirada de materiais ou recipientes que estejam acumulando água ou mesmo com larvas. Ao mesmo tempo, os agentes farão a nebulização costal no exterior das casas. Essas ações acontecem do dia 13 até o dia 24 de abril, aproximadamente.