A paciente de Santópolis do Aguapeí, a 54 quilômetros de Araçatuba, com suspeita de coronavírus, é uma moça de 19 anos que esteve na França por dez dias e retornou no final de fevereiro. Ela já está em casa, mas vem sendo monitorada pelas autoridades de saúde.
Conforme a gerente de unidade básica de saúde de Santópolis, Juliana Cristal Pio Barros, a paciente procurou atendimento médico porque achava que teria tido febre, embora não tenha aferido a temperatura, e tosse, após voltar de uma viagem à Europa.
As autoridades de saúde do município, então, encaminharam a paciente à Santa Casa de Birigui, onde ela ficou internada por dois dias. Conforme Juliana, foram feitos exames no hospital que não indicaram anormalidade. Foi colhido material da paciente e enviado ao Instituto Adolfo Lutz, para realização de novos exames.
Como a paciente não teve sintomas durante a internação e os primeiros exames deram negativo, a jovem recebeu alta médica. Mesmo assim, para dar seguimento ao protocolo do Ministério da Saúde, ela foi orientada a manter o isolamento e evitar contato com outras pessoas, até que se consiga confirmar se ela teve ou não contaminação pelo coronavírus.
A Secretaria de Estado de Saúde foi notificada e o caso da jovem vem sendo tratado como suspeito. Além deste, o Estado de São Paulo tem outros 162 casos suspeitos de coronavírus, sendo um em São José do Rio Preto e um em Presidente Prudente.