São considerados grupos de risco idosos acima de 60 anos, pessoas com doenças cardiovasculares, respiratórias, diabéticos e tabagistas. No entanto, as medidas preventivas devem ser tomadas por todos, a fim de não permitir que o vírus se espalhe.
O prefeito Dilador Borges pediu a colaboração de todos os servidores para que façam a higienização de suas mãos constantemente, bem como adotem as outras medidas passadas pela SMSA. “Vamos reforçar, com o pessoal da manutenção e limpeza, para que façam o uso do álcool nas mesas, objetos de uso comum, como controle remoto, microfones, relógio de ponto, banheiros, entre outras coisas”.
Dilador também desabafou ao citar que está sendo criticado após divulgar, na sexta-feira (13), as medidas que a administração tomou como forma de prevenção ao coronavírus. “Suspendemos as aulas na rede municipal de ensino por considerarmos as crianças como bem maior das famílias. Fui criticado, muitas mães questionaram onde deixarão seus filhos. É por isso que tornamos facultativa essa semana de aulas, até sexta-feira (20), para que os pais se organizem e evitem deixar seus filhos com os avós. Também cancelamos eventos que aconteceriam nos próximos dias, como a Semana da Água e as audiências públicas nos bairros. Estamos preservando vidas!”, desabafou o prefeito.
Nos próximos dias, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde fará outras duas reuniões com representantes das demais secretarias municipais para também orientar à prevenção como melhor forma de combate ao coronavírus.