Diante do anúncio realizado neste sábado (21), pelo governador de São Paulo, João Doria, sobre as novas medidas para conter o avanço do coronavírus no Estado.
O prefeito Dilador Borges comunicou que, desde o início, segue todas as normas técnicas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado de São Paulo e que irá cumprir todas as medidas impostas neste sábado pelo governado João Doria.
O prefeito já havia antecipado medidas mais firmes com os donos de restaurantes, bares e similares, colocando fiscais de postura e guarda municipal para notificar os proprietários que não cumprirem o decreto anunciado por ele nesta sexta-feira (20). Serão três dias de fiscalização intensa até que passe a valer o decreto do governador João Dória, no qual recomenda que esses estabelecimentos de alimentação, sejam transformados em delivery.
Entre as medidas adotadas pelo governador está a quarentena em todo o Estado de São Paulo e determina o fechamento de todo o comércio e serviços não essenciais à população. A medida começa a valer nesta terça-feira e vai durar até 7 de abril.
Estão excluídos do decreto anunciado pelo governador, com permissão para funcionamento:
Saúde – farmácias, hospitais, farmácias e clínicas odontológicas
Alimentação – Supermercados, hipermercados e padarias
Abastecimento- transportadoras, armazéns, postos de gasolina, transporte público, táxis, aplicativos de transporte, oficinas, lojas de pet shop e bancas de jornais
Segurança – todos os sistemas de segurança pública e privada continuam funcionando, com suspensão de férias e licenças
Limpeza – empresas de limpeza e manutenção, públicas e privadas, também continuam funcionando
Bancos – serviços bancários, incluindo lotéricas, também continuando funcionando normalmente.