Passado um ano da aquisição pelo grupo BRNPAR (BRN), a Lomy Engenharia, maior construtora de Araçatuba (SP) e da região Noroeste Paulista, e uma das 30 maiores do país pelo ranking ITC, está recuperada. Com investimentos de aproximadamente R$ 60 milhões nos últimos 12 meses, a empresa saiu de uma fase de estagnação, no início do no ano passado, para finalizar quase todos os empreendimentos contratados, reestruturar dois deles e prever lançamentos.
Em fevereiro de 2019, estavam com obras praticamente paralisadas oito empreendimentos, que juntos somavam 1.618 casas e apartamentos, e sem perspectiva de quando seriam entregues aos compradores. Um ano depois, foram concluídos seis deles em Araçatuba, Birigui, José Bonifácio, Mirandópolis e Penápolis, com 1.416 unidades habitacionais. Os dois restantes tiveram os projetos reestruturados e melhorados.
Quem vê as torres dos residenciais Vivaldi e Iasmim, no Centro e em frente ao Shopping Praça Nova, respectivamente, em Araçatuba, se pergunta quando elas estarão prontas. Os dois empreendimentos de alto padrão da construtora tiveram os projetos alterados e têm previsão de entrega para este ano. “Incluímos importantes diferenciais nos projetos, que agregam valor expressivo aos dois empreendimentos. Em breve, vamos apresentar ao mercado as reestruturações, e temos certeza que todos serão surpeendidos com o que estamos chamando de Novo Vivaldi e Novo Iasmim”, garante o administrador da BRN-Lomy, Evandro Nobre Cruz.
Além disso, outros dois empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) foram lançados no fim de 2019 e estão em fase de comercialização. Recentemente lançado em Birigui, o Residencial Novo Portal do Parque III contará com 711 casas. Em Araçatuba foi lançado o Residencial Luana (158 casas) e a programação é que os compradores da primeira fase assinem os contratos com a Caixa até o dia 15 de abril.
A empresa também pretende lançar no primeiro semestre deste ano, em Araçatuba, o Residencial Silvio Venturoli (1.100 unidades), assim como a segunda etapa do Residencial Andrea Zonzini, em Mirandópolis (123 unidades). A construtora instalou um novo plantão de vendas na rua Rangel Pestana, no Centro de Araçatuba, em frente ao Sotck Atacadista.
MUDANÇAS
“Isso é resultado de planejamento estratégico, de um minucioso plano de retomada de operações, e revisão de toda a estratégia de desenvolvimento de negócios da companhia”, afirma Nobre Cruz. O executivo comenta que o desempenho da empresa faz parte de um conjunto de ações que passaram pelo foco no cliente, fortalecimento do departamento comercial, negócios voltados para resultados, e premissas que são baseadas em conceitos. “Não produzimos e vendemos apenas casas e apartamentos, mas sim conceito. Nossos projetos passam pela localização, estrutura do loteamento ou condomínio, a unidade habitacional e a condição comercial. E todo esse escopo de negócio é que gera resultado para a empresa e os seus clientes”.
O administrador destaca que tudo fez parte de um processo de reestruturação organizacional e de busca contínua da melhoria de desempenho em todos os níveis da empresa. “Contratamos e investimos na formação da nossa equipe. Profissionalizamos todo o corpo de colaboradores, da auxiliar de limpeza, aos dirigentes, cada um na sua esfera ou campo de atuação. Buscamos excelência na atuação de todos”, explica Nobre Cruz.
A aquisição levou a BRN-Lomy a um land bank de empreendimentos residenciais, em várias cidades do estado de São Paulo, superior a R$ 1,6 bilhão, em VGV (Valor Global de Vendas), consolidando uma das maiores empresas do segmento no mercado com atuação em todo interior do Estado de São Paulo. São mais de 60 áreas distribuídas no interior paulista, sendo que todos os projetos da Lomy passaram por revisão, avaliação e reestruturação que levaram em conta as premissas da BRN.
BRN e Lomy
A BRN-Lomy é conhecida por ser inovadora, transparente e altamente qualificada. Suas obras contam com os selos ISO 9001, PBQP Habitat e Qualihab, além da expertise de 20 anos de mercado. Com vários empreendimentos no estado de São Paulo com mais de 10 mil unidades de casas e apartamentos entregues, a empresa estabelece projetos de qualidade e segurança em seus empreendimentos, construindo um futuro melhor para os seus clientes.
Controlada pela BRNPAR, é especializada na construção civil, principalmente na incorporação, construção e venda de condomínios e loteamentos, e faz parte do Grupo BRN, com atuação em diversos segmentos e mercados. Em todos os seus empreendimentos, a construtora tem o compromisso com a sociedade e o meio ambiente, de modo a prezar pela valorização dos bairros onde atua por meio de práticas sustentáveis e melhorias urbanas.
Um dos fatores significativos na gestão dos negócios da empresa está a finalização e entrega dos empreendimentos. Todos os empreendimentos lançados pela BRN foram entregues antes do prazo programado, esta é mais uma premissa que está sendo implementada na operação LOMY.
A realização da conquista da casa própria e satisfação do cliente é o mais importante para a empresa, por isso oferece facilidade de compra, com opção de financiamento pelo programa Minha Casa Minha Vida, e parcelamento facilitado da entrada.
A BRN conta com gestão extremamente profissionalizada, com controle operacional, gestão de fluxo de caixa que demonstra posição de desempenho de fluxo financeiro e curva de obras, fluxo de investimentos, vendas. Assim, o Comitê de Administração da empresa trabalha com posicionamento técnico no encaminhamento de todas decisões. No Balanço 2019, que é auditado por uma empresa de auditoria internacional, a BRN teve a sua avaliação de risco para o ano de 2020 feito pela CAIXA, e foi classificada como Rating A, o nível mais elevado na escala que vai de A a H.