Os bancos alteraram os horários de funcionamento para atender às necessidades de combate à disseminação do Covid-19. O atendimento ao público em geral está sendo realizado das 10h às 14h. Já os idosos, gestantes e pessoas portadoras de deficiências, estão sendo atendidos das 9h às 10h, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Em regime contingenciado, com limite de pessoas no interior das agências e apenas com transações especiais, os novos horários foram definidos por meio de orientações do Banco Central, que possibilita às instituições financeiras alterar horários de atendimento ou suspender serviços por períodos limitados de tempo e de forma pontual.
Os clientes serão informados dos novos horários por meio de comunicado na própria agência. A escolha das agências atende ao perfil desses públicos, que recebem suas aposentadorias e benefícios na rede bancária.
CANAIS DIGITAIS
A Febraban e os bancos recomendam a seus clientes e usuários do setor bancário que atendam às orientações das autoridades sanitárias, evitem deslocar-se para as agências bancárias e deem preferência para usar produtos e serviços dos bancos pelos canais digitais destinados à população.
Por meio do celular e internet, os usuários podem fazer, com segurança, agendamento e pagamento de contas, consulta de saldos e extratos, transferências financeiras, contratação de serviços e empréstimos, entre outros serviços. Nos aplicativos e internet banking, os clientes poderão encontrar ferramentas úteis para todas as necessidades, além de ter acesso a comunicados e canais de atendimento.
Ao evitar voluntariamente ir às agências bancárias, todos colaborarão para que os bancos possam dar prioridade ao atendimento aos grupos mais vulneráveis, protegendo todos, inclusive os bancários, com a redução do fluxo de pessoas necessárias aos esforços contra a disseminação do vírus Covid-19.
HIGIENIZAÇÃO
Em caso de urgência e necessidade, a rede de autoatendimento (ATMs), com seus 170 mil terminais espalhados em todo o país, também está à disposição da população para saques e depósitos. Para proteger os clientes, foi intensificada a higienização desses terminais, seguindo a orientação de aperfeiçoar e intensificar os protocolos de higienização das instalações bancárias.
CARTILHA
A Febraban reitera a recomendação aos clientes para que evitem ir às agências. A entidade criou uma cartilha com informações úteis para o melhor uso dos canais digitais dos bancos. O material está disponível no link http://bit.ly/2xD2T4g