Após passar por investimentos de R$ 4 milhões em obras de melhorias na pista de pouso e decolagem, o aeroporto Dario Guarita está sem voos comerciais. As três companhias aéreas que operavam no município suspenderam suas atividades em Araçatuba em função da pandemia de Covid-19.
A primeira a anunciar a paralisação foi a Voe Pass, que iniciou a operação na cidade em outubro do ano passado e mantinha voos diários para São Paulo, em Congonhas e Cumbica (Guarulhos).
“Medimos o impacto causado nas operações aéreas, com a queda acentuada na demanda pelo transporte aéreo, redução na venda de passagens e crescentes pedidos de cancelamento e não comparecimento de passageiro nos embarques”, informou a empresa aérea, ao tomar a decisão.
Além de Araçatuba, estão suspensas temporariamente as operações regulares da companhia nos aeroportos de Rio de Janeiro (SDU), Araçatuba-SP, Dourados-MS, Marília-SP, Palmas -TO, Teixeira de Freitas — BA, Foz do Iguaçu-PR, Campos dos Goytacazes-RJ, Três Lagoas — MS e Campo Grande-MS.
Para todos os passageiros que tiveram seus voos cancelados, a empresa informa que está flexibilizando ao máximo todas as regras tarifárias, facultado a remarcação para qualquer data futura ou mesmo postergando o crédito para uso em viagens futuras. Esses passageiros serão contatados pela empresa, não sendo necessário nesse momento qualquer iniciativa de contato.
AZUL
Nesta quarta-feira (25), foi a vez de a Azul suspender os voos para Campinas. Conforme a empresa, em função da queda na demanda gerada pela propagação do coronavírus, contenção da quarentena e medidas que estão sendo tomadas em todo o País, a Azul decidiu reduzir sua capacidade em cerca de 90%, entre os dias 25 de março e 30 de abril. “A Azul esclarece que já está em contato com os clientes impactados pelas alterações para providenciar a reacomodação deles”, informou a empresa, por meio de nota.
Por enquanto, a companhia aérea vai operar 70 voos diários para 25 cidades: Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Belém (PA), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fernando de Noronha (PE), Fort Lauderdale (EUA), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Manaus (AM), Montes Claros (MG), Orlando (EUA), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Rio de Janeiro – Santos Dumont (RJ), São Luís (MA), Salvador (BA), Tefé (AM), Tabatinga (AM), Uberlândia (MG) e Vitória (ES)
A Azul oferecia opções de ida de Araçatuba para Campinas às 5h20, 15h30 e 19h30. No sentido inverso, as opções eram às 8h45, 13h30, 17h30 e 23h25. Aos sábados, as saídas do Dario Guarita eram às 5h20 e à 15h30. Aos domingos, as idas eram às 10h40, 15h30 e 19h30, e os retornos, às 8h45, 13h30, 17h30 e 23h25.
GOL
A GOL, que mantinha voos diários para Guarulhos, decolando em Araçatuba de segunda a sábado, e decolando em Guarulhos de domingo a sexta, informou que está passando por uma adequação. Nesta quinta-feira (26), já houve cancelamento de voo para Araçatuba, embora a empresa tivesse informado anteriormente que a suspensão se daria a partir deste sábado (28).
“A natural queda de demanda e aumento de restrições para as viagens resultou em um replanejamento de malha aérea e novas regrs para remarcar e cancelar”, informou.
Segundo a empresa, no período de 28 de março a 3 de maio, a GOL irá manter as operações apenas para as capitais. Todas as operações regionais e internacionais regulares estarão suspensas, mas a companhia poderá realizar voos extras pontualmente, conforme a necessidade dos destinos.
Os clientes poderão cancelar sua viagem e manter o valor em crédito para voos futuros, com o valor disponível por um ano, a contar da data da compra. Se preferir, poderá remarcar a viagem no período de um ano, também a contar da data da compra. A taxa de remarcação, segundo a empresa, não será cobrada, apenas a diferença entre tarifas, se houver.
Há, também, a alternativa de cancelamento das viagens e a solicitação de reembolso, cuja taxa poderá ser cobrada, dependendo da regra da tarifa escolhida.
Mais informações no 0300 115 2121 ou no voegol.com.br