O Hospital Unimed Araçatuba recebeu três pacientes na noite deste sábado (21) em investigação para suspeita de Covid-19 (coronavírus). Dois deles foram para a internação e um foi encaminhado para a UTI. Conforme o hospital, a tomografia dos três pacientes aponta para suspeita para coronavírus, mas a confirmação depende do retorno dos exames que são enviados para a Vigilância Epidemiológica e dela para o laboratório de referência, que é o Adolfo Lutz.
Por isso, ainda não há nenhum caso confirmado da doença em Araçatuba. Os exames têm demorado de sete a dez dias para retornar por causa do grande volume de pacientes suspeitos. Até a sexta-feira (20), Araçatuba tinha 57 pacientes notificados e um apenas um descartados, ou seja, 56 ainda aguarda resultado de exames.
Embora os doentes internados na noite desta sexta-feira no Hospital Unimed apresentem sintomas do Covid-19, ainda não há a confirmação definitiva. A diretora do hospital, médica Vilma Shinzato, disse que há, no momento, outras viroses, como Influenza e H1N1. “Portanto, estes casos ainda não podem ser confirmados como positivos para coronavírus.
O caso ganhou repercussão nas redes sociais porque um veículo de comunicação chegou a divulgar que Araçatuba registrava o primeiro caso de Covid-19 do ano. A informação, que viralizou nas redes sociais, foi desmentida pelas autoridades de saúde.
A diretora do Hospital Unimed esclarece, ainda, que pacientes não devem procurar o hospital para forçar a realização de exames para o Covid-19. Conforme ela, a nova portaria do Ministério da Saúde estabelece que só serão realizados exames em pacientes internados.
Ela lembra que os kits que o governo federal adquiriu para ampliar a realização de exames são importados e ainda não estão disponíveis, devendo chegar somente na segunda semana de abril. “Não existe interesse em que dados sejam escondidos, existe uma pandemia, fique em casa, se proteja e proteja sua família”, disse a médica.