O fígado e os rins de um homem de 66 anos, que teve morte cerebral atestada na quinta-feira (6) pela equipe da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) da Santa Casa de Araçatuba foram captados na tarde desta sexta-feira (7) por uma equipe do Hospital Israelita Albert Einstein.
O paciente deu entrada na Santa Casa de Araçatuba na terça-feira (4) em decorrência de um AVCH (Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico). O quadro clínico grave evoluiu para morte encefálica que foi constatada quinta-feira (6), às 17h25, após a série de exames realizados.
Ao ser informada sobre o óbito e o programa nacional de captação de órgãos a família autorizou a doação e a divulgação, restringindo somente a identificação do paciente doador. Esta foi a quinta captação realizada neste ano pela CIHDOTT da Santa Casa de Araçatuba.
Os órgãos serão transplantados em pacientes da fila de transplantes que tenham compatibilidade com doador. A triagem é realizada pela Central Nacional de Transplantes. O fígado pode ser transplantado até 12 horas após a captação; e os rins, em 36 horas.
A família também autorizou a captação das córneas que foram retiradas pelo enfermeiro Matheus Tonons e levadas para Banco de Olhos do Hospital de Base de São José do Rio Preto.