A Santa Casa de Araçatuba realizou a captação dos órgãos de um menino de 11 anos, nesta quarta-feira (19). O paciente deu entrada no hospital na segunda-feira (17), em quadro clínico grave, após passar mal na escola em que estudava, em Araçatuba. Após exames, foi constatado pelos médicos tratar-se de AVCH (Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico).
O paciente teve morte cerebral constatada nesta terça-feira (18), às 15h08, após todos os exames de protocolo de morte encefálica realizados pela equipe da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) da Santa Casa de Araçatuba.
Ao serem informados desta triste constatação, os familiares responsáveis pelo paciente aceitaram doar os órgãos, mas não autorizaram a divulgação de seu nome.
A compatibilidade da sorologia confrontada pela Central Nacional de Órgãos já encontrou doentes que estão na fila de espera e compatíveis para o fígado, rins e córneas.
Os órgãos do garoto deverão beneficiar oito pessoas, com a doação do fígado, dois rins e duas córneas. Além disso, serão retiradas as válvulas do coração que são utilizadas para transplantes em crianças que possuem insuficiência cardíaca.
O pulmão também vai ser avaliado para possível captação. Tanto o coração quanto o pulmão serão avaliados por profissionais do Instituto do Coração de São Paulo (Incor).
O fígado e os rins foram retirados por uma equipe do Hospital de Base de Rio Preto e as córneas por um enfermeiro habilitado da Comissão de Captação de Órgãos da Santa Casa de Araçatuba.
Os órgãos foram transportados até o aeroporto pela GCM (Guarda Civil Municipal). De lá, foram levados pelo helicóptero Águia da Polícia Militar.
Veja vídeo abaixo:
https://www.facebook.com/RegionalpressOficial/videos/2480300632298756/