Pacientes que saíram de Araçatuba para ter atendimentos especializados na capital paulista nesta segunda-feira (10) perderam atendimento devido ao congestionamento provocado pelo alagamento devido às fortes chuvas que caíram na região metropolitana. Eles ficaram em meio a um congestionamento por quase oito horas e acabaram retornando.
A reportagem do Regional Press conversou com uma paciente que pediu para não ser identificada. Ela disse que saiu às 21h de domingo e quando chegava em São Paulo, a Van ficou presa em um congestionamento no início da marginal Pinheiros.
“Foi desesperador. O trânsito estava parado. Pela manhã as pessoas estavam com fome e para fazer as necessidades, precisavam ir até o meio do mato”, relatou. As duas vans que levavam pacientes de Araçatuba eram terceirizadas. Entre os passageiros havia idosos e criança.
De acordo com a mulher, após o meio dia os motoristas conseguiram sair do congestionamento pela contra-mão e retornaram para Araçatuba. Ela disse que agora não sabe como ficará a remarcação destes atendimentos, sendo que havia vários destinos diferentes entre os passageiros.
Ela ainda lamentou o desperdício de dinheiro pagando o frete de duas vans, e o fato de todos terem de voltar devido ao problema. A mulher não entende o porque a prefeitura freta as vans se possui micro-ônibus próprio em boas condições. Segundo ela, um micro-ônibus transportaria todos os passageiros das duas vans e de forma mais confortável e econômica.
OUTRO LADO
A prefeitura de Araçatuba informou, por meio da Assessoria de imprensa, que todos os pacientes serão remarcados em suas consultas e procedimentos. Vale ressaltar que o fato ocorrido na cidade de São Paulo não foi uma exceção.
A Secretaria de Saúde, possui contrato para transporte de pacientes para a cidade de São Paulo, pois é alto o número de atendimentos que são destinados a aquela localidade, em procedimentos de média e alta complexidade. Só para São Paulo, no ano de 2019 foram transportadas 2793 pacientes.