O ex-vereador Masaharu Ameko e seu irmão, Joel Ameko, morreram na tarde desta segunda-feira depois de caírem de um bote durante uma pescaria no rio Tietê, próximo a Marina Veleiro, em Araçatuba. No barco também estava outro irmão, o comerciante Paulo Ameko, que conseguiu se salvar e ainda tentou salvar Joel. O RP10 não havia divulgado os nomes das vítimas a pedido de familiares, para não pegar nenhum familiar de surpresa, até porque alguns são de idade e não estavam sabendo da tragédia quando nossa reportagem fez a primeira live.
Masaharu foi professor de educação física, vereador, presidente da Câmara na década de 80 e manteve uma mercearia no bairro Hilda Mandarino. Joel morava em Marília e havia chegado em Araçatuba no domingo para uma festa que seria realizada para promover um encontro dos irmãos, em um rancho a margem do Tietê. Paulo Ameko, mais conhecido como Paulinho, manteve por décadas a Casa de Carnes Caçulinha, no mercadão municipal, comércio que arrendou recentemente.
Os irmãos saíram para uma pescaria após o almoço e quando navegavam com a embarcação tiveram problema com uma marola (onda) provocada pela passagem de uma embarcação de carga. O bote em que os três irmãos estavam deu um solavanco jogando os três para dentro do rio.
Paulo conseguiu voltar e subir no bote, e puxou o irmão Joel, que estava com colete, mas engoliu bastante água. Com a ajuda de outras pessoas que estavam no rio eles trouxeram Joel para a margem. No entanto, ele sofreu parada cardio-respiratória e não resistiu.
Masaharu estava sem colete e afundou nas águas do Tietê, sendo encontrado, já sem vida, duas horas após o acidente.
Veja entrevista com o tenente Oliveira, chefe de operações do Corpo de Bombeiros
https://www.facebook.com/RegionalpressOficial/videos/623382055124156/