Um detento fugiu na tarde deste sábado (29) do CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Valparaíso. Segundo as primeiras informações, ele pulou um alambrado e correu para um canavial.
Viaturas da Polícia Militar foram acionadas e cercaram a área. O helicóptero Águia da corporação também fez buscas no local, mas até por volta das 16h30 o detento não havia sido localizado.
A fuga ocorreu no horário de visita na unidade. Um companheira do preso que havia ido ao local para visita íntima foi flagrada com maconha no corpo. A fuga se deu no momento em que a moça foi descoberta por agentes de segurança.
Com suspeita de conter droga escondida na vagina, a mulher foi levada para uma unidade de saúde, onde o crime foi comprovado. A acusada seria autuada por tráfico de drogas na delegacia da Polícia Civil de Valparaíso.
O namorado dela, que agora é considerado foragido, continua sendo procurado. O CPP de Valparaíso abriga presos do regime semiaberto.
Segundo dados da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) a população carcerária na unidade era de 1.839 detentos em 28 de fevereiro de 2020. A capacidade da unidade, no entanto, é para 691 presos, conforme a pasta.