O prefeito Cristiano Salmeirão (PTB) e o secretário municipal de Segurança Pública, Cleber Rodrigo da Silva, anunciaram na manhã desta segunda-feira (13), que a Prefeitura irá construir uma Base Comunitária da Polícia Municipal no bairro Ivone Alves Palma (Ivoninha).
A Base será construída em um terreno do governo municipal que fica em frente do CEI (Centro de Educação Infantil) Carmen Najas Camargo, na Avenida das Rosas esquina com a Avenida José Ravagnani, a conhecida “Rotatória do Cristo”.
A construção da Base Comunitária será feita com investimento próprio, verba da Secretaria de Segurança Pública de Birigui. O investimento será de R$ 78 mil. A licitação para a realização da obra será feita ainda este mês.
O anúncio da construção da Base Comunitária reuniu ainda o Comandante da Polícia Municipal, José Carlos Fernandes, e o assistente Nilton Parrechio, ambos policiais municipais.
Os policiais municipais mostraram o projeto de construção ao prefeito. A Base Comunitária do Ivoninha será construída em uma área de 1.175 metros quadrados.
A Base terá atendimento 24 horas e contará com quatro policiais municipais. O local também será um ponto de parada das viaturas da Polícia Municipal.
Segundo o prefeito Cristiano Salmeirão, a construção da Base Comunitária foi um pedido feito pelos moradores do bairro.
“Estamos estudando construir outras bases em outros bairros”, falou o prefeito. “A primeira, no Ivoninha, começará a ser construída em breve”.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, a Base Comunitária visa aumentar a segurança da região leste de Birigui e aproximar os moradores da Polícia Municipal. “Com a Base iremos aumentar a integração com a população”, disse Cleber Rodrigo da Silva.
Além das atribuições municipais, como fiscalização das leis do município e a proteção dos bens e instalações públicas, a Polícia Municipal atua no policiamento preventivo em toda área urbana e rural de Birigui.
Atualmente, a Polícia Municipal conta com 80 policiais, sendo que oito prestam serviços no Corpo de Bombeiros.
Desde a sua formação, em 1996, a instituição trabalha armada. A Polícia Municipal possui 55 revólveres calibre 38 que são utilizados em esquema de revezamento e duas armas calibre 12, que são usadas somente pelos policiais que atuam na Romu e pelos inspetores.