Os eleitores que tiveram o título cancelado, por não terem feito o cadastro da biometria dentro do prazo, no ano passado, podem regularizar a sua situação perante a Justiça Eleitoral até o dia seis de maio. Quem não o fizer não poderá votar nas eleições municipais de 2020.
Em Araçatuba, segundo a revisão eleitoral, são mais de 150 mil eleitores, dos quais 25 mil ainda não regularizaram a sua situação perante a Justiça Eleitoral. No município, 83% do eleitorado já estão quites, o que significa que 17% ainda precisam se regularizar.
Para fazer a biometria, agora, o eleitor deverá fazer o agendamento no site do TRE-SP (www.tre-sp.jus.br) pois o horário de atendimento foi reduzido, assim como o número de atendentes.
Antes, o cartório tinha atendentes terceirizados para atender o público. Além disso, o horário de funcionamento do cartório havia sido ampliado para atender à demanda dos eleitores. Hoje, no entanto, a equipe de atendentes está reduzida e horário de atendimento vai apenas das 12h às 17h neste mês.
Conforme o chede da 11ª Zona Eleitoral do cartório de Araçatuba, Flávio Stipp Vaz, a capacidade de atendimento por dia no cartório é de 160 eleitores.
“Pedidos a todos que não deixem para a última hora, para não gerar transtornos com filas nos últimos dias da biometria”, alertou.
Para fazer a biometria, após fazer a biometria no site do Tribunal, o eleitor deve ser dirigir no dia e horários marcados ao cartório eleitoral portando documento de identidade com foto e comprovante de endereço recente.
PRIMEIRO TÍTULO
O prazo para quem vai tirar o título de eleitor pela primeira também acaba em seis de maio. O mesmo vale para transferência do título, mas, neste caso, é preciso ter feito a biometria.
O cartório eleitoral de Araçatuba está atendendo das 12h às 17h no mês de janeiro. O endereço é Rua Brigadeiro Luiz Antônio, 46, bairro Higienópolis.