Mais um nome surge no cenário político de Araçatuba como possível candidato a prefeito nas eleições municipais de 2020. O empresário, professor universitário e consultor de empresas Teucle Manarelli Filho acaba de assumir o PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) na cidade e deverá ser lançado como pré-candidato na disputa pela Prefeitura no ano que vem.
Manarelli esteve em São Paulo na segunda-feira (16), quando se encontrou com o presidente nacional da sigla, o lendário político Levy Fidelix. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele já aparece como presidente do diretório municipal do PRTB de Araçatuba.
O empresário Teucle Manarelli, que foi vereador por dois mandatos em Araçatuba (1989-1992 e 1993-1996), disse que está começando a construir uma alternativa dentro do quadro político instalado na cidade. “A princípio, sou pré-candidato a prefeito, mas vou buscar mais pessoas”, disse.
Ele afirmou que sente, em conversas, uma expectativa de opção política. “Tem um espaço vazio que surgiu no quadro atual, por isso resolvemos nos filiar e colocar nosso nome à disposição”, destacou.
Além de dois mandatos de vereador pelo PTB, sigla que presidiu por 12 anos, Manarelli foi candidato a deputado estadual em 1990 e também foi candidato, em 2008, a vice-prefeito na chapa de Antonio Edwaldo Dunga Costa, hoje vereador pelo DEM.
Empresário, professor universitário e consultor de empresas, Manarelli é formado em Geologia e Administração de Empresas pela USP (Universidade de São Paulo) e possui mestrado em Administração pela Unesp. Atualmente, está fazendo Doutorado na Unesp.
VICE
Na vice-presidência local do PRTB, está o jornalista e advogado Iranilson Silva (ex-PSL), que desistiu de seguir o presidente Jair Bolsonaro na criação do Aliança pelo Brasil e optou pelo partido do vice-presidente, General Mourão.
Conforme Silva, a filiação ao PRTB foi costurada a partir de Brasília e São Paulo, já que o próprio presidente Bolsonaro reconheceu ser difícil efetivar o registro do Aliança em tempo de lançar candidatos às eleições de 2020.
“Achamos difícil viabilizar o Aliança para o pleito do ano que vem. Então, por precaução, fomos para o partido do vice-presidente, mas isso não muda nada. Estamos em um partido igualmente identificado com o governo, Teucle será nosso candidato a prefeito e vamos ganhar”, afirmou Silva.
Completam o diretório municipal Ricardo Augusto de Carvalho (secretário); Antonio Ruiz Filho (secretário) e Lucas Fernando Vieira Ramos (vogal).
NOMES
Além de Manarelli, figuram como pretensos candidatos nas eleições do ano que vem o próprio prefeito Dilador Borges (PSDB), que já anunciou que pretende disputar as eleições no ano que vem; o médico Filipe Fornari (Podemos); o vereador Cido Saraiva (MDB) e o ex-prefeito Cido Sério (PRB).
O PT também deverá ter candidato próprio, mas não há um nome definido ainda. Uma alternativa é o ex-ministro da Previdência Carlos Gabas encabeçar a chapa disputa na eleição de 2020.