Pessoas com deficiências motoras dos 40 municípios da área de abrangência do DRS II (Departamento Regional de Saúde), de Araçatuba (SP), agora terão a oportunidade de passar por um tratamento inovador entregue hoje na Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates. O evento contou com a participação do embaixador de Taiwan no Brasil, Jian-Gueng Her, da embaixatriz Rosa Her, representando o país que doou R$ 116 mil para a aquisição do método, e da deputada federal Carla Zambelli, que intermediou o repasse do recurso.
A presidente da associação, Maria Aparecida Nascimento Xavier (Cida), agradeceu a todos pelo ato solidário que possibilitou a compra do equipamento e o treinamento da equipe, e que beneficiará principalmente crianças e adolescentes de baixa e média renda, com deficiências, que atualmente não têm acesso à terapia, presente na região de Araçatuba apenas em uma clínica particular.
“Com a contribuição do governo de Taiwan, por intermédio da deputada federal Carla Zambelli, vamos proporcionar gratuitamente um tratamento inovador a usuários de 40 cidades para as quais houver a indicação médica para o tratamento. Neste contexto, será possível promover políticas públicas que garantam o acesso de crianças e adolescentes com deficiência ao atendimento especializado prioritário e adequado na rede de saúde pública, além de proporcionar reabilitação mais rápida e eficaz”, comentou Cida.
Custeio
Na ocasião, Carla Zambelli, que esteve pela segunda vez neste ano na entidade, anunciou ainda a indicação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil para custeio da entidade. “Eu me sinto muito bem aqui em Araçatuba, onde tenho amigos, sempre sou muito bem recebida, e faço questão de me empenhar em ações que promovam o bem-estar e melhor qualidade de vida para a população”, afirmou a deputada.
O embaixador Jian-Gueng Her disse que ficou sensibilizado com os agradecimentos, com as demonstrações de carinho, e ao final do evento visitou as instalações da associação. O prefeito Dilador Borges destacou o trabalho de Carla Zambelli em favor de Araçatuba, falou dos avanços do poder público local na área da Saúde, e presenteou o embaixador e a embaixatriz com uma bandeira de Araçatuba. O evento contou também com as participações da vice-prefeita Edna Flor, da presidente da Câmara de Araçatuba, vereadora Tieza, dos vereadores Dr. Jaime e Lucas Zanatta.
O Therasuit
Desenvolvido nos Estados Unidos, o método Therasuit vem se destacando como um recurso na reabilitação de crianças e adultos com desordens neuromotoras como paralisia cerebral, atraso de desenvolvimento motor, traumatismo cranioencefálico, trama raquimedular, acidente vascular encefálico, ataxia e atetose, espasticidade, hipotonia, além de outras desordens ou síndromes.
Consiste em uma estrutura metálica, que parece uma grande gaiola, e materiais que prendem o corpo do usuário ao equipamento, onde o paciente realiza movimentos sob a orientação e acompanhamento de fisioterapeutas. A terapia tem apresentado resultados comprovados internacionalmente e, por isso, tem se tornado uma alternativa de grande relevância no processo de reabilitação de crianças e adolescentes com deficiências.
Uma equipe de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do CER III Ritinha Prates (Centro Especializado em Reabilitação) passará por treinamento para que o método comece a ser utilizado, o que está prevista para ocorrer em janeiro do ano que vem. Para ter acesso ao tratamento, feito exclusivamente pelo SUS (Sistema Único da Saúde), o usuário deve ter indicação médica, passando por triagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O médico fará o encaminhamento direcionando o caso à Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba, e finalmente, serem encaminhados ao CER.