A um dia do fim do prazo para o cadastramento biométrico obrigatório, que se encerra nesta quinta-feira (19), cerca de 30 mil eleitores de Araçatuba ainda não fizeram a biometria. A movimentação no Cartório Eleitoral é intensa nos últimos dias, com cerca de 1,4 mil atendimentos diários.
Oficialmente, pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Araçatuba tem 149.869 eleitores, dos quais 118.403 fizeram o cadastramento biométrico, o que equivale a 79% do eleitorado local. No entanto, estes números foram atualizados na madrugada de terça-feira (17) e não estão computadas as biometrias realizadas durante a terça e esta quarta-feira.
Nesta quarta, a fila de eleitores é quilométrica, saindo da Brigadeiro Luís Antônio (rua do cartório), dobrando a Cussy de Almeida e prosseguindo até a rua Gandhi. A grande movimentação atraiu até ambulantes que comercializam água e comida no local.
O cartório está atendendo das 9h às 18h, nesta quarta e quinta-feira. Estão sendo distribuídas senhas para que o cartório atenda dentro de sua capacidade, que é de 1,2 mil a 1,4 mil eleitores por dia.
Em razão disso, a orientação para quem quiser fazer a biometria nesta quinta-feira (19), é para que chegue cedo ao cartório eleitoral para garantir a sua senha. Nesta quarta, as senhas acabaram às 10h.
Levando em conta a capacidade de atendimento do cartório, cerca de 28 mil eleitores araçatubenses devem ficar sem fazer a biometria dentro do prazo da Justiça Eleitoral, que se encerra nesta quinta-feira (19). O número equivale praticamente às abstenções das últimas eleições municipais, em 2016, que ultrapassou a casa dos 32 mil eleitores.
Quem não fizer a biometria terá o título eleitoral cancelado, não poderá votar e será privado de uma série de atividades, como abrir conta ou pegar empréstimo em bancos oficiais, prestar concurso público, dentre outras.