O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, concedeu uma entrevista exclusiva à Folha da Região para falar sobre os 108 anos do município, que é comemorado neste domingo (8). Ele disse que valeu a pena sacrificar seus projetos pessoais para assumir o governo municipal e afirmou, ainda, que melhorar a qualidade de vida da população é o seu principal foco administrativo.
Leia abaixo os principais trechos da entrevista:
Se o senhor fosse descrever Birigui para quem nunca visitou a cidade, como o senhor faria? O que diria?
Birigui é uma cidade que acolhe as pessoas com a melhor receptividade possível, que tem o empreendedorismo em sua essência e moradores que têm orgulho do lugar onde moram. Aqui se encontra qualidade de vida, e uma estrutura de comércio, indústria e serviços com importância regional e que não deixa nada a desejar de outros municípios.
Como o senhor acredita que tem contribuído para que a realidade seja melhor?
O trabalho que estamos fazendo é justamente de melhorar a infraestrutura da cidade em toda a extensão do município, equipar e modernizar o sistema de saúde, de educação e todas as áreas que beneficiam a melhoria da qualidade de vida da população.
Investir mais ainda na elevação dos índices da educação que já são referência no interior paulista e com isso avançar no desenvolvimento como um todo no município. Potencializando e explorando de forma estratégica os recursos e condições deste município que mais cresce na região por já possuir polos produtivos bem estruturados como o do calçado que exporta para o mundo todo, promovendo a ampliação de outros setores como o de energia solar e fotovoltaico, e vários outros dentro do perfil local e de sua cadeia produtiva.
Estamos unindo forças e utilizando bastante as parcerias e cooperações das entidades, instituições e sindicatos que compõem o cenário produtivo do município. Isso produz resultados mais assertivos para a administração pública e para toda a população.
Quais os principais desafios atuais?
Enfrentamos um cenário de adversidades em vários setores e em várias áreas em 2019, com dificuldades de recursos e o cenário econômico do país. No entanto implementamos uma gestão bem focada na administração de resultados, com investimentos na ordem de 85 milhões de reais até o fim de 2020 em edificações e infraestrutura da cidade, racionalizando e buscando meios para conseguir fazer as obras, os projetos e as intervenções para atender as necessidades população, e o nossos desafios estão justamente em superar as dificuldades financeiras do município, um problema que é também de todos os municípios do país. A valorização dos espaços urbanos com obras abandonadas é uma questão histórica que estamos enfrentando com serenidade mesmo com toda a complexidade envolvida na retomada das obras.
Que tipo de legado o senhor gostaria de deixar para a sua cidade?
Estamos fazendo um trabalho de curto, médio e longo prazo para Birigui.
Melhorar a cidade em todos os sentidos valorizando o capital humano e a qualidade de vida, ampliar a cadeia produtiva local, avançar mais ainda na educação como referência para o desenvolvimento e potencializar todo o empreendedorismo nato do biriguiense.
As novas tecnologias aliadas ao empreendedorismo local impulsionarão o desenvolvimento da cidade para um cenário muito melhor nos próximos anos e estamos focados nesta construção em parcerias com as várias instituições da cidade.
E gostaríamos de que esse foco no aproveitamento e valorização do empreendedorismo local tivesse a continuidade nos próximos anos.
O senhor, como pessoa, deve estar deixando muitas coisas pessoais de lado para ser prefeito. Vale a pena?
Tenho orgulho de ser prefeito da cidade que amo e escolhi para viver e tenho isso como uma missão muito valiosa pois a maioria da população me elegeu e possibilitou estarmos prestando esse trabalho que visa melhorar a vida das pessoas e da cidade como um todo.
E isso vale muito a pena!
Se o senhor pudesse te dar um conselho para o dia que tomou posse. Se reencontrasse consigo mesmo naquele momento, o que diria? Que conselho daria?
A imprescindibilidade da determinação e da responsabilidade pois estamos gerenciando uma estrutura que tem que dar certo e que tem que ser melhorada cada vez mais.
Um adolescente da periferia de Birigui tem o direito de sonhar? Ele tem educação e saúde disponíveis?
Tem o direto de sonhar e saber que essas são as duas áreas que estarão sempre na prioridade e maior atenção da gestão municipal.
A estrutura de qualificação existente em Birigui vai além do sonho, possibilitando a realização de objetivos e metas pessoais de todo cidadão em ambientes favoráveis para a formação.
A população tem envelhecido, como Birigui está se preparando para esta realidade?”
Estamos acompanhando a evoluções que o mundo todo tem feito para esta questão do envelhecimento da população, destinando uma atenção através dos equipamentos saúde, de lazer, de acessibilidade em várias frentes e principalmente na assistência social que possui também programas e políticas especificas.