Uma banca instalada na calçada do Supermercado Rosa Felipe, em Araçatuba, oferece comida de graça aos necessitados. A iniciativa surgiu na manhã desta sexta-feira (20), quando o gerente Fernando Santos Felipe, 29 anos, viu, na internet, uma padaria que disponibiliza pães aos carentes.
“Eu nem sei onde fica essa padaria, mas achei uma atitude tão bonita que pensei que eu poderia fazer o mesmo”, afirmou Felipe. Conforme ele, todos os dias sobra algum tipo de alimento no mercado que acaba sendo descartado porque é perecível, como frutas, verduras, legumes e pães.
“Eu tenho pão que sobra todo dia, tenho fruta, verdura, alface que acabo jogando fora. Então, por que não doar estes produtos para quem precisa?”, questionou-se o gerente. Ele destaca que todos os produtos colocados na banca são de qualidade. “É tudo comida boa”, garante.
COMO FUNCIONA
A banca vai ser montada todos os dias, entre 7h30 e 8h, nas duas lojas do Rosa Felipe em Araçatuba, na rua do Fico e na Bolívia. Serão ofertados pães, folhagens, frutas e legumes. “O que der para ser reutilizado, a gente vai colocar”, diz Felipe.
No local, há um cartaz com um aviso: “Está com fome? Pode pegar. Mas pegue apenas o necessário, pois há mais pessoas com fome”. O objetivo é evitar o desperdício e garantir alimento ao maior número possível de pessoas. Ao longo do dia, enquanto houver produto que possa ser reaproveitado, a banda será reabastecida.
“Nossa intenção é que essa ideia se multiplique e que todo mundo faça igual, porque quanto mais gente fizer, mais pessoas serão beneficiadas”, afirmou.
A banca chamou a atenção do público que passava pela rua do Fico, nesta sexta-feira (20). Muita gente fez foto e elogiou a iniciativa na internet.
Desde que postou a ideia no Instagram, Felipe recebeu mais de 150 mensagens de pessoas elogiando o seu gesto.
Segundo ele, o perfil de quem pega os alimentos é de morador de rua que não tem condições de se alimentar sem a ajuda de alguém.
PRIMEIRO DIA
No primeiro dia do funcionamento da banca, algumas pessoas que foram retirar comida no espaço ainda estavam um pouco desconfiadas. “Eu vi um senhor que olhou para os lados antes de pegar uns pães. Ele até olhou a placa que colocamos no local, mas tive a impressão de que ele não sabia ler”, contou.
A dona de casa Rita Monteiro, 55, aprovou a iniciativa do supermercado. “É muito bonito você ver alguém ajudando os que têm pouco ou menos nada para comer em casa”, afirmou.
O conferente Luís Santos, 23, se emocionou com a atitude. “A fome é algo que acaba com a dignidade humana e ver uma empresa se preocupar com isso é gratificante”, disse.