O advogado Celso Mendes Gardinal foi reeleito presidente do Conselho de Curadores da FEA (Fundação Educacional de Araçatuba) para o biênio 2020/2021. Entre as metas para o próximo mandato estão a efetivação do curso de medicina e ampliação da unidade, com mais sete salas de aula e construção de um auditório com capacidade para 250 pessoas.
A eleição foi realizada esta semana e a escolha foi feito pelos representantes das 15 entidades que integram o conselho de curadores da Fundação. O outro candidato que disputou o cargo de presidente foi representado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Gardinal venceu por nove votos contra seis.
O vice-presidente eleito foi o representante da Apeoesp (Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), o professor Marcos Francisco Alves, que venceu por oito a sete o repesentante da Aean (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste).
Gardinal falou sobre as realizações em seu primeiro mandato e as metas para o próximo biênio. A maior conquista da FAC-FEA, faculdade mantida pela FEA, no primeiro mandato de Gardinal foi a implantação do curso de Direito e os preparativos para a criação do curso de medicina.
O prédio que vai abrigar os laboratórios da medicina, que tem 925 metros quadrados, já está concluído. A nova ala foi construída no local onde funcionava a antiga secretária, e receberá os laboratórios de anatomia, fisiologia/farmacologia, bioquímica, microbiologia, habilidades cirúrgicas, tecnologia e informação, morfofuncional e microscopia.
De acordo com Gardinal, para a implantação do curso de medicina a Fundação prevê um investimento de R$ 8 milhões. Ele lembra que a FEA foi fundada há 50 anos e o objetivo na época era trazer uma faculdade de medicina, um sonho nunca alcançado e que agora está se tornando realidade.
O projeto para implantação deste curso foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação no ano passado. Concluída esta nova ala, a próxima etapa agora é a licitação, cujo processo está pronto, para a compra dos aparelhos que vão equipar esses laboratórios e de uma biblioteca virtual, além de livros físicos.
A previsão, segundo ele, é de que no início do primeiro semestre de 2020 seja possível realizar o vestibular para o início do curso. O curso de medicina da FAC-FEA será o segundo em Araçatuba e, de acordo com o presidente, serão 60 vagas. Isso agregar valores com a chegada dos estudantes e novos profissionais, o que ajuda a fomentar a economia da cidade, nos setores gastronômico, cultural e imobiliário.
Entre as realizações da gestão de Gardinal nos dois anos de mandato constam ainda a modernização das instalações, como construção da nova secretaria, troca de todos os aparelhos de ar-condicionado, reforma dos banheiros, instalação de câmeras em um moderno sistema de monitoramento, troca de todo o sistema de informática, substituição dos antigos forros de madeira por PVC, reforma do anfiteatro e instalação de cobertura na interligação entre os blocos, uma reivindicação antigas dos alunos.
A FAC-FEA também fez a adoção da praça São Benedito, que estava abandonada. O local foi todo revitalizado, ganhou novo sistema de iluminação, paisagismo e o piso, que era de petit pavê e estava todo deteriorado, foi substituído por paver, um sistema considerado ecologicamente correto. A reforma da praça teve um baixo investimento e contou com apoio de parceiros da FEA.
O presidente reeleito lembra que todas as melhorias proporcionadas nestes dois anos foi fruto de uma gestão enxuta, até porque a FEA não recebe recursos públicos, mesmo sendo uma instituição pública, que é de direito privado.