Acabado o prazo para o cadastramento biométrico obrigatório nesta quinta-feira (19), em Araçatuba, 30.747 eleitores deixaram de fazer a biometria e terão o título cancelado. Dos 150.037 eleitores de Araçatuba, 119.290 fizeram a biometria, o que equivale a 79,51% do eleitorado. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foram atualizados na madrugada desta sexta-feira (20).
Quem perdeu o prazo, poderá fazer a biometria a partir do dia sete de janeiro de 2020, com agendamento pela internet. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o prazo segue até a primeira semana de maio para que o eleitor procure o cartório eleitoral, regularize sua situação e possa votar nas eleições do ano que vem.
No entanto, o chefe do cartório da 11ª Zona Eleitoral de Araçatuba, Flávio Stipp Vaz, não se trata de prorrogação do prazo. “O eleitor que não fez a biometria dentro do prazo estipulado pela Justiça vai ter o título cancelado”, destacou.
Com o título cancelado, o eleitor não pode votar, abrir conta em banco oficial, prestar concurso público, tirar passaporte, receber aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal, dentre outras restrições.
O agendamento para fazer a biometria no ano que vem e regularizar a situação com a Justiça Eleitoral pode ser feito no endereço https://apps.tre-sp.jus.br/AgendaBioOrdinario/publico/index.jsp. É preciso informar o nome, data de nascimento, nome da mãe e do pai. O serviço é gratuito.
Os títulos de eleitor regularizados após o prazo só serão processados após os que fizeram a biometria dentro da data estipulada pelo TRE-SP.
PRIMEIRO TÍTULO
O prazo para quem vai tirar o título de eleitor pela primeira vez vai até abril. O mesmo vale para a transferência do título, mas, neste caso, é necessário ter feito a biometria, caso o eleitor more em cidade onde ela é obrigatória.
A movimentação no Cartório Eleitoral de Araçatuba foi intensa nos últimos dias. Somente nesta quinta-feira, foram atendidas 1.350 pessoas.