“Bailarina” é o primeiro espetáculo para bebês do Grupo Sobrevento e traz como tema o sentido do equilíbrio. Por meio de um presente, a personagem se lembra de antigos sonhos e questiona o equilíbrio que buscou e encontrou ao longo da vida, que a afastou do risco, do medo, das quedas e das emoções mais profundas.
A montagem será apresentada no Teatro do Sesc Birigui no próximo sábado, dia 16, às 11h. A entrada é gratuita e os ingressos começam a ser distribuídos no local a partir das 10h. A classificação é livre e a recomendação é para crianças de 0 a 6 anos.
No enredo, a protagonista ganha um presente de sua filha: uma caixinha de música com uma pequena bailarina dentro. Entre colares e a dança da bailarina, ela se lembra dos sonhos esquecidos e abandonados que sua filha, agora teima em despertar.
“Bailarina” é íntimo e delicado. A comunicação com o público se dá pelo uso de silêncios, ações físicas e a utilização de objetos, que na relação com a primeira infância, tomam uma dimensão muito maior. O espetáculo foi criado a partir de um texto inédito escrito pelo próprio Grupo Sobrevento depois de uma investigação do tema.
Segundo os integrantes da companhia, o contato dos bebês com a arte é essencial. “Acreditamos que todo ser humano é pleno desde que nasce. A um bebê não falta nada. É capaz de se comunicar, de se relacionar, de se emocionar desde sempre. Entende tudo o que merece ser entendido. E isto é o suficiente e o importante para o Teatro, cujos elementos não são feitos de moléculas, de medidas, de quantias, mas de poesia, da poesia inata em todo ser humano”, complementam.
A peça foi apresentada em diversos lugares do Brasil: São Paulo, Juazeiro do Norte, Crato, São Bernardo do Campo. Além disso, integrou a programação do Festival de Teatro para a Primeira Infância Rompiendo el Cascarón, cumprindo temporada de duas semanas no Teatro Fernàn Gomez, em Madri, Espanha.
A direção é de Luiz André Cherubini (responsável ainda pela direção musical) e Sandra Vargas (que é atriz manipuladora e assina também a dramaturgia e os figurinos); a cenografia, os bonecos e adereços foram desenvolvidos pelo grupo.
Grupo
O Grupo Sobrevento pesquisa o teatro para bebês há cerca de dez anos. A companhia vem realizando palestras, debates, encontros e oficinas, e promovendo apresentações de companhias estrangeiras. Além disso, realizou, entre 2010 e 2018, sete edições da Mostra Primeiro Olhar – Festival Internacional de Teatro para Bebês nas cidades de São Bernardo do Campo e São Paulo.
Um dos expoentes brasileiros do Teatro de Animação, o grupo nascido em 1986 desenvolve um trabalho contínuo que envolve a apresentação de espetáculos, realização e curadoria de Festivais e eventos, além de diferentes atividades de formação e difusão do Teatro de Bonecos. Entre os prêmios conquistados pela companhia, estão: Coca-Cola de Teatro Infantil, Coca-Cola de Teatro Jovem, Associação Paulista de Críticos de Arte, Funarte, Myriam Muniz, Prêmio Mambembe, Prêmio Estímulo ao Teatro – MinC, e Maria Mazzetti – RioArte.