O plenário da Câmara Municipal de Birigui analisa, nesta terça-feira (12), em primeira votação, durante a 28ª sessão ordinária, projeto de emenda à Lei Orgânica que prevê a diminuição de 17 para 15 vereadores no Legislativo biriguiense.
A proposta é assinada pelos parlamentares Leandro Moreira (Republica), Reginaldo Fernando Pereira (PTB), Carla Cristina Bianchi (PSD), Benedito Dafé Gonçalves Filho (PV), César Pantarotto Júnior (Pode), Fabiano Amadeu de Carvalho (Cidadania) e Luís Roberto Ferrari (DEM).
Os parlamentares argumentam que, com a proximidade das eleições municipais de 2020, é preciso reduzir o número de vereadores para gerar economia aos cofres públicos, tendo em vista a crise por que passam os municípios.
“Os municípios brasileiros passam por dificuldades e a diminuição de apenas duas cadeiras não vai acarretar em perda de representatividade dos partidos para a próxima legislatura”, afirmam os autores da proposta, em sua justificativa.
Por se tratar de emenda à Lei Orgânica, o projeto precisa de maioria qualificada, ou seja, 12 votos, em dois turnos de votação.
O vereador Fabiano Amadeu (Cidadania), que assina o projeto junto com outros seis colegas parlamentares, afirma que Birigui não tem necessidade de ter 17 vereadores. “Esperamos que haja bom senso e que os vereadores aprovem este projeto”, disse.
Esta não é a primeira vez, na atual legislatura, que é a redução de vereadores é proposta na Câmara de Birigui. O outro projeto, apresentado em 2017, previa reduzir o número de 17 para 11 parlamentares, mas a matéria foi rejeitada pela maioria.