Policiais do GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar) chegaram em Araçatuba nesta quinta-feira, por volta das 13h, para avaliar e recolher as bananas de dinamite encontradas por investigadores da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) na manhã desta quarta-feira no bairro Hilda Mandarino, zona leste de Araçatuba.
Os explosivos foram localizados durante cumprimento de mandado de busca e apreensão em uma casa na rua Felipe Garcia Aldana, e estavam dentro de uma gaveta debaixo de uma cama box. A residência ficou o dia todo isolada e a noite investigadores da DIG levaram o material para a delegacia.
Nesta quarta-feira havia uma indecisão sobre quem faria a retirada dos explosivos e qual seria o destino. Os agentes do GATE chegaram e foram fazer uma análise do material. Eles constataram que não havia risco de explosão. Por isso, ao invés de optar pela detonação, ele decidiram levar o material, cujo destino foi mantido em sigilo, por questões de segurança.
A APREENSÃO
Policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) encontraram as dez bananas de dinamite em uma casa onde funcionava um laboratório de falsificação de notas (dinheiro) e de cheques.
O dono da residência já estava preso por estelionato, após ser detido pela Polícia Federal com notas falsas, há cerca de dez dias.
A partir das investigações, a DIG descobriu que no endereço do acusado funcionaria um laboratório para produção de notas falsas. Em busca domiciliar, eles encontraram materiais para produção das notas falsas, cheques, documentos falsos e os dez explosivos.