No sábado (2), a Igreja Católica recorda os Fiéis Defuntos por meio de um dia exclusivo para orações e reflexões no mundo todo.
O período deve ser olhado com serenidade, fé e amor. Para bem acolher os fiéis na oração pelos entes eternizados, a Diocese de Araçatuba tem uma programação de missas em suas paróquias e cemitérios ao longo das 19 cidades que fazem parte desta Igreja Particular.
Segundo o padre Jefferson Monsani, pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo de Gabriel Monteiro, e administrador paroquial da Paróquia São José, de Piacatu, a morte sempre envolveu curiosidade e enigma na humanidade, que é convidada a acolher a doutrina da fé sobre a temática.
“A realidade da morte permanece como um mistério profundo, que, continuamente, coloca diante de nós a pergunta acerca do sentido último da nossa existência.
Envolvida pelo véu do desconhecido, ela tem alimentado a reflexão e a imaginação de muitos, mas somos convidados a acolher o que a doutrina católica tem a dizer a respeito do mistério da morte, à luz das Sagradas Escrituras e da Tradição da Igreja”, explica.
Conforme o sacerdote, desde o Século 11 a Igreja dedica o dia 2 de novembro aos fiéis defuntos, costume que surgiu no mosteiro beneditino de Cluny, na França, e se estendeu por toda a Igreja.
De acordo com Monsani, pela morte o corpo volta à terra de onde veio, enquanto a alma, que é imortal, vai ao encontro do Senhor para se unir novamente ao corpo quando ele ressuscitar por ocasião da segunda vinda de Cristo.
“Pela fé, sabemos que a morte não destrói a vida, mas a transforma e, com a transformação do modo de existir que a morte inaugura, transforma-se, também, a maneira de nos relacionarmos com aqueles que amamos e que já passaram para a vida eterna, na qual também nós, um dia, queremos ingressar”.
Para este dia, padre Jefferson orienta para reflexão e também a imensidão do amor por meio da oração e visita aos cemitérios.
“Todos os gestos de fé e amor poderão nos ajudar a não perder de vista o que significa a fé na vida eterna, dando-nos coragem para amar, ainda mais intensamente, a Deus e as pessoas e de trabalhar para que este mundo seja o princípio do Céu. Rezemos, também, por nós mesmos para que, vivendo a vida presente com coerência e equilíbrio, mereçamos, um dia, entrar na alegria do reino celeste”, conclui.
MISSAS
Por toda a Diocese, haverá missas tanto em cemitérios quanto nas paróquias. Em Araçatuba, o bispo diocesano dom Sergio Krzywy presidirá Santa Missa na Capela do Cemitério da Saudade, às 7h30.
Cidades como Birigui, Andradina e Guararapes também terão suas celebrações. Na primeira cidade, haverão missas no cemitério Saudades, às 7h, e no cemitério da Consolação, às 8h. Em Andradina, a missa no Campo Santo São Sebastião será ás 7h, enquanto que em Guararapes a Santa Missa será às 8h30.