As cirurgias eletivas, aquelas que não têm caráter de urgência e dependem de marcação para serem executadas, voltaram a ser realizadas na Santa Casa de Penápolis. Ao todo, serão realizadas cerca de 1.600 cirurgias em 11 especialidades, com quase 70 procedimentos diferentes.
Na última quinta-feira (19), o secretário de Saúde, Wilson Carlos Braz, esteve no hospital conversando com os profissionais que realizaram os primeiros procedimentos cirúrgicos após uma interrupção de cerca de um ano nas eletivas.
“Estamos felizes com o retorno das cirurgias eletivas, e a partir de agora, nosso objetivo é conseguir fazer com que a Santa Casa tenha condições de dar continuidade aos procedimentos. Apesar de não serem urgentes, os pacientes precisam ter uma perspectiva de quando serão submetidos às cirurgias”, destacou Braz.
O secretário de Saúde ainda explicou que todos os pacientes que estão na lista de espera são procurados pelos profissionais do setor para atualização do estado clínico. “Estamos fazendo uma atualização nas informações que constam em nosso sistema. Em alguns casos, a partir da inclusão do paciente na fila, a espera chegava há mais de três anos, por isso, é necessário atualizar o estado de saúde de cada paciente. A partir daí, vamos reagendando os procedimentos”, detalhou o secretário.
Segundo o médico cirurgião Luiz Henrique de Felippe Valente, neste primeiro momento, os procedimentos estão concentrados em quatro especialidades. “Iniciamos as cirurgias eletivas com abrangência em quatro áreas, sendo Cirurgia Geral, Otorrino, Proctologia e Ginecologia”, destacou Valente.
Dentre os procedimentos que serão realizados no hospital estão cirurgia de catarata, de joelho, bariátrica, de próstata, joelho e quadril e histerectomia (remoção do útero). (Veja abaixo a lista de especialidades e procedimentos que serão realizados na Santa Casa de Penápolis.
O vice-prefeito Carlos Alberto Feltrin, que esteve nesta semana em São Paulo buscando obter mais recursos para a área da Saúde, comentou a retomada das cirurgias eletivas, agradecendo a união de esforços em prol de Penápolis.
“Precisamos de pessoas que trabalhem para o bem coletivo e não em projetos pessoais. Temos que nos preocupar com os milhares de pessoas que precisam passar por um procedimento cirúrgico e neste sentido, quero agradecer aos deputados estaduais e federais, que enviaram recursos para Penápolis”, afirmou Feltrin.
LISTA DE ESPECIALIDADES E PROCEDIMENTOS
– Cirurgia Geral
Colecistectomia
Hérniorrafia inguinal
Hérniorrafia umbilical
Hérniorrafia incisional
Cisto pilomidal
Exerese de cisto sacro-coccigeo
Herniorrafia epigástrica
– Cirurgia Vascular
Varizes
Varicocele
Varizes Escrotais
– Cirurgia Otorrinolaringologia
Adenoidectomia
Adenoamigdalectomia
Cirurgia nasal
Septoplastia
Mastodite crônica
Sinusectomia maxilar
Timpanoplastia
Cirurgia nasossinusial
turbinectomia
– Cirurgia Plástica
Blefarocalasia
Hipertrofia de mama
Orelhas proeminentes
– Cirurgia Urologia
Próstata
Cálculo rim
Incontinência urinária
Cisto
Cistocele
Estenose uretra
Exerese de lesão de escroto
Hidrocele
RTU próstata
Uretrolitotripsia
Passagem de catéter
Ressecção de prolapsode mucosa de uretra
Transtorno trato urinário
Exerese cisto epididimo
Ciatolitotomia
Postectomia
– Cirurgia Ginecológica
Salpingectomia
Cistocele
Colpoperineoplastia
Sling
Miomectomia
Histerectomia
Ooforectomia
Leiomioma de útero
Prolapso genital
– Cirurgia Proctologia
Exerese plicoma anal
Fissura anal
Hemorroidectomia
– Cirurgia Cabeça – Pescoço
– Cirurgia Bariátrica
– Cirurgias Oftalmológicas
Catarata
Retina
Glaucoma
Catarata Complicada
Catarata Traumática
Plástica Ocular
Pterígio
Ref. palpebra
Vias Lacrimais
– Ortopedia
Cirurgia Ombro
Cirurgia Quadril
Artroplastia Quadril
Cirurgia joelho
Coxartrose
Cirurgia tornozelo
Artroplastia Joelho
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penápolis