Em um projeto realizado em parceria com o Ministério Público do Trabalho, o Juizado Especial da Infância e Adolescência, a Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude, a 2ª Vara da Infância e da Juventude, a Prefeitura Municipal de Araçatuba e a Fundação Casa Araçatuba e Casa Araçá; a FAC-FEA entregou, na semana passada, os certificados de participação do Curso de Extensão de “Auxiliar de Escritório Geral” aos primeiros 9 alunos formados neste projeto, todos internos da Fundação Casa Araçatuba e Casa Araçá.
Com carga horária de 1024 horas, o curso se iniciou no dia 21 de novembro de 2018, terminando suas atividades em 19 de setembro deste ano. Dividido em 13 módulos, os alunos receberam orientação teórica profissional nas áreas da Administração (Administração Geral, Comercial, Financeira, RH e Tecnologia da Informação), Direito, Pedagogia, Sociologia e Psicologia. As aulas práticas foram desenvolvidas em escolas municipais (Emebs) e empresas do município, além da Promotoria e Defensoria públicas.
O curso permitiu que estes alunos recebessem noções dessas áreas do conhecimento, gerais e específicas, capazes de qualificá-los para sua efetiva readaptação social, incutindo preceitos fundamentais como respeito, cidadania, responsabilidade social, urbanidade, civilidade e liberdade no contexto da sociedade brasileira e em sua integração ao competitivo mundo do trabalho atual.
Estiveram presentes ao evento a Secretária Municipal de Assistência Social de Araçatuba, Simone Martins de Andrade; o Juiz Especial da Infância e Adolescência, Dr. Adhemar Prisco da Cunha Neto; a Procuradora do Ministério Público do Trabalho de Araçatuba, Dra. Ana Raquel Machado de Bueno Moraes; o Promotor de Justiça da Infância e Juventude de Araçatuba, Dr. Joel Furlan; os vereadores Jaime José da Silva e Lucas Pavan Zanatta; o Diretor Pedagógico da FAC-FEA, Prof. Me. Pascoal Manfredi Neto; o Presidente do Conselho de Curadores da FEA, Dr. Celso Mendes Gardinal; a Coordenadora do Projeto, Profa. Dra. Vera Maria Neves Smolentzov, além de empresários que apoiaram o projeto e autoridades convidadas.
O projeto deverá continuar em 2020, com a formação de uma nova turma, consolidando o Projeto Menor Aprendiz entre as atividades desenvolvidas pela FAC-FEA, garantindo uma das missões da instituição que é a de assumir o compromisso de uma educação permanente de qualidade para atender às demandas sociais.