A Prefeitura de Buritama está instalando câmeras de segurança nas escolas do município para inibir furtos, vandalismo e dar mais segurança aos professores, funcionários e, principalmente, para os mais de 1,4 mil alunos da rede municipal de ensino. Já foram instaladas 157 câmeras e a meta é chegar a 221.
A construção de uma sala para instalação de todo sistema também está em andamento. O monitoramento contará com funcionários treinados para acompanhar em tempo real toda a movimentação na cidade.
A decisão de ampliar o projeto que iniciou em prédios públicos é para evitar ocorrências. O programa já atinge bons resultados, por isso segue para as escolas municipais. Nas unidades, os equipamentos são instalados nas áreas externas e em pontos estratégicos, como pátio, salas de aula, corredor e área recreativa.
Os pais de alunos gostaram da iniciativa. “Acho muito interessante. É para a segurança das crianças e tenho certeza de que vai ajudar muito os professores e a direção da escola”, disse a dona de casa Viviane Honório da Silva Castro.
Para a agente comunitária de saúde Daniele Alcântara Oliveira Perassoli, a instalação foi uma excelente ideia. “Achei válido tanto para a segurança das crianças quanto para a dos professores. Tenho dois filhos na rede municipal e até o comportamento e as notas melhoraram muito”, afirmou.
De acordo com Marcos Antônio Zanelli, coordenador do Centro de Processamento de Dados, a previsão para finalizar a instalação das câmeras nas escolas é de 60 dias. Ele explica que o investimento integra o programa ‘Detecta’, que irá fixar câmeras em todas as entradas e saídas da cidade.
Os dados do ‘Detecta’, conforme Zanelli, vão ser acessados pela Polícia Militar e Civil, Técnico-científica e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). “Nós acreditamos que poderemos coibir ações de vandalismo e dar mais tranquilidade aos pais durante o período que os filhos ficam dentro das escolas e também para os turistas que visitam a cidade”, enfatizou.
O prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos disse que o investimento em monitoramento de vídeo, em paralelo ao ‘Detecta’, é fundamental para a segurança da população. “Nas escolas, além de oferecer mais segurança durante o período escolar, o município conta ainda com a parceria da Polícia Militar na atividade delegada”, afirmou.
Santos lembrou que o município possui vocação turística e, para atrair visitantes, é preciso garantir uma estadia confortável e segura. “O sistema já oferece bons resultados e economia aos cofres públicos”, concluiu.