Dois anos após o MP (Ministério Público) divulgar laudo técnico emitido pelo Caex (Centro de Apoio Operacional à Execução) sobre as condições precárias do trecho que engloba o trecho dos quilômetros 262 ao 312 da rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) anunciou, essa semana, melhorias no local.
A homologação da empresa vencedora do processo licitatório que fará as obras, a CGS Construção e Comércio Ltda, foi publicado no último dia 21 no DOE (Diário Oficial do Estado).
Segundo nota enviada pela assessoria de imprensa do órgão, o projeto prevê a revitalização do pavimento asfáltico, com correção de ondulações e deformidades, além de nova sinalização horizontal dos quilômetros apontados, passando pelos municípios de Barbosa, Penápolis e Braúna.
O investimento do governo estadual será de R$ 6.682.141,19 e o prazo de conclusão das obras é de cinco meses, após o início das intervenções. O DER não informou quando começará os trabalhos e se haverá interdição da pista ou o sistema de Pare/Siga.
MP
O estudo sobre a situação estrutural da rodovia iniciou-se em 2014. O objetivo foi de averiguar se o DER estava negligenciando com o dever de manter a SP-425 em condições de segurança para seus usuários, eventuais e habituais.
O laudo técnico emitido pelo Caex apresentou detalhes do levantamento feito na pista, apontando que o trecho encontra-se em precárias condições de manutenção e conservação com presença de trincas, fissuras, afundamentos e desagregação do revestimento da pista de rolamento, vindo a formar buracos; sinalização horizontal esmaecida; deficiências no sistema de drenagem; ondulação transversal sem sinalização, entre outros, prejudicando a fluidez e segurança dos usuários.
A ausência ou falta de conservação do sistema de drenagem superficial (valetas, canaletas, sarjetas, bueiros), para a condução de águas da região da pista para fora da plataforma da rodovia, de modo a não causar erosão ou empoçamentos também foi detectado no estudo.
MELHORIAS
Outro fator apontado no laudo apresentado ao Ministério Público foi à sinalização horizontal deficiente, dificultando aos usuários a identificação exata dos limites da pista, dos trechos em curva ou em rampa com proibição de ultrapassagem, das entradas e saídas da rodovia, entre outros.
Os técnicos que avaliaram a rodovia concluíram que, para restabelecer as condições normais de trânsito, seriam necessários os devidos serviços e obras de recuperação e manutenção, envolvendo recapeamento da pista de rolamento nos trechos onde a estrutura do pavimento encontra-se comprometida, recuperação das camadas inferiores (base, sub base), corte de vegetação da faixa de domínio, implantação e manutenção dos sistemas de drenagem, repintura de toda sinalização horizontal com aplicação de tachas refletivas, reconfiguração geométrica das rotatórias de Penápolis, implantação de proteção por barreira fixa, além de intensificar a fiscalização para coibir os excessos de velocidade e peso. (Por Ivan Ambrósio: Jornal Interior)