(Folha da Região) No próximo dia 10 de setembro, os participantes do programa Feira do Produtor Rural de Araçatuba, estarão realizando a doação de papel higiênico e produtos comercializados na Feira, ao Asilo São Vicente. O programa é organizado por meio de uma parceria entre o Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), o Senar-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a Prefeitura.
A ação social, segundo a instrutora do Senar-SP Maria Fernanda de Almeida Rodrigues, tem como intuito fazer a aproximação do produtor rural com a sociedade. “Queremos que eles tenham mais atenção às necessidades alheias, um bom atendimento, bom relacionamento com as pessoas, consumidores e entre eles mesmos”, explica.
“Essa atividade é prevista no módulo 1 do programa, mas ao longo dos trabalhos foi sendo discutida, conversada, porque lá no começo os produtores ainda estavam se conhecendo, e por isso decidimos passar a ação para este mês”, afirma Maria Fernanda.
O PROGRAMA
Esta é a segunda vez que o programa Feira do Produtor Rural é realizado em Araçatuba. A duração do programa é de oito meses, e as aulas ocorrerem a cada 15 dias, duas vezes por semana. Ao final do Programa, os participantes participam de aulas práticas de comercialização, onde aprenderão a montar uma barraca, para passarem a ser “feirantes permanentes” na Feira do Produtor Rural, que acontece na Praça Getúlio Vargas, todas as terças-feiras, das 16h às 20h.
“A nossa expectativa é que até o começo de outubro, mais 6 estandes de comercialização estejam preparados para comercializar produtos fresquinhos e de qualidade. É a oportunidade de criar mais uma fonte de renda para o produtor rural”, diz Maria Fernanda.
O presidente do Siran, Fábio Brancato, destaca a parceria com a prefeitura como fator determinante para a realização do programa em Araçatuba. “É muito importante que haja união entre as entidades, para que bons programas deem resultados. É exatamente o caso da Feira do Produtor Rural. Dá certo porque há demanda, existe o programa do Senar, o Siran para catalisar esse processo, e porque a prefeitura de Araçatuba abraça a causa, por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Agroindustrial. Sendo assim, esse programa é um sucesso”, afirma Brancato.