Ao revisar um texto a pedido de seu autor, quando apontei certos erros, como “estremado” (com s) no sentido de exagerado, assim: “Mãe com cuidados extremados”. Expliquei-lhe que extremado é uma palavra derivada de “extremo”, portanto, é escrita com “x”.
De pronto, o autor do texto respondeu:
– Consultei o Google!
A partir do erro dele, mostrei-lhe que o Google não pode ser referência para o nosso vernáculo, porque nele há registros de sites, blogs e mídias sociais de todos, de quem sabe e de quem possui uma fraca formação nos estudos de nosso idioma. E completei: nas dúvidas, procure um dicionário, que pode ser digital.
Além disso, existe também a palavra “estremado”, que significa demarcado. “Extremado” e “estremado” são palavras homófonas, com a mesma pronúncia, mas sentidos diferentes. Talvez o Google nem errou, o autor do texto é que não soube selecionar a melhor palavra.
A pessoas correm o mesmo risco ao confiar no corretor do editor de texto. O mais eficiente corretor está no editor de texto BrOffice (gratuito). O Word, por sua origem inglesa, não é confiável. Às vezes, indica o certo como errado.
*Hélio Consolaro é professor de Português
SERVIÇO DE TIRA-DÚVIDAS:
Benditalingua.blogspot.com.br
18 99786 9445 (WhatsApp)