O advogado Everton Sodario (PSL), 26 anos, foi eleito prefeito de Mirandópolis neste domingo (1º), com 6.152 votos, o que equivale a 59,24% dos votos válidos.
No entanto, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato não teve seus votos validados devido à situação de seu vice, Mirão do Sisem, que teve seu registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral. Ele recorreu da decisão e aguarda julgamento do TSE.
David Boaventura (PSC), o David do Pesqueiro, obteve 4.232 votos válidos (40,75%). Votaram em branco 769 eleitores (6,15%) e outros 1.356 (10,84%) anularam o voto.
Dos 19.544 eleitores de Mirandópolis, 12.509 (64%) compareceram às urnas. O índice de abstenção foi de 36%, ou seja, 7.035 deixaram de votar neste domingo.
Mesmo com a situação indefinida em função de seu vice, Sodario comemorou a vitória nas redes sociais e em carreata pelas ruas da cidade com seus correligionários.
“Com a graça de Deus, em primeiro lugar, estamos eleitos. Vamos mudar esta cidade”, afirmou ele, que é o primeiro prefeito eleito do Estado de São Paulo pelo PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro. A diplomação dos eleitos será no dia quatro de outubro.
No ano passado, Sodario concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo e obteve 12.609 votos, mas não conseguiu se eleger.
ELEIÇÕES SUPLEMENTARES
As eleições suplementares em Mirandópolis foram determinadas pelo TSE, que negou recurso do então vice-prefeito da cidade, José Antônio Rodrigues (SD), contra a cassação de seu mandato por rejeição de contas como agente público, devido a irregularidades constatadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).
Com isso, a então prefeita Regina Mustafa (PV) também perdeu o mandato, porque o Tribunal entendeu que a situação de Rodrigues contaminou toda a chapa, uma vez que foi beneficiada pelos votos do vice, que já havia sido prefeito do município.
Desde então, quem está à frente do Executivo de Mirandópolis é o presidente da Câmara Municipal, o médico Carlos Weverton Ortega Sanches (MDB), que assumiu o posto em maio deste ano.