Araçatuba tem 13 candidatos ao Conselho Tutelar. Destes, cinco serão escolhidos pelo voto popular para atuar como conselheiros titulares no período de 2020 a 2024. As eleições serão realizadas no dia seis de outubro, das 9h às 14h, no Instituto Educacional Manoel Bento da Cruz, por meio de cédulas. A votação é facultativa aos eleitores.
Os cinco candidatos mais votados serão eleitos conselheiros titulares e os demais, suplentes, que assumirão em caso de férias, licença ou exoneração do conselheiro titular, de com a acordo com o número de votos obtidos.
Ao todo, 15 candidatos concorreriam aos cargos, mas dois desistiram do pleito. Todos eles têm formação em nível superior e experiência comprovada de trabalho com crianças e adolescentes.
O conselheiro tutelar terá carga horária de 40 horas semanais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, além de finais de semana e feriados em sistema de plantão rotativo não remunerado, conforme definido em legislação municipal. A remuneração é de R$ 2.831,98.
A função é de dedicação exclusiva, sendo incompatível com o exercício de outra função, função ou privada, e seu exercício não configura vínculo empregatício ou estatutário com o município.
O número ao lado de cada candidato é o que estará na cédula de votação, no dia seis de outubro. Para votar, o eleitor deve levar um documento com foto (RG ou carteira de habilitação) e, se tiver, o título de eleitor. Só pode participar da votação quem tiver votado nas últimas eleições.
Confira abaixo os candidatos, publicados de acordo com a ordem de inscrição no Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), responsável por todo o processo de seleção, que incluiu provas teóricas, avaliação psicológica e um curso.
SERVIÇO
Eleições Conselho Tutelar Araçatuba
Dia: Seis de outubro
Hora: Das 9h às 14h
Local: Instituto Educacional Manoel Bento da Cruz
01 – Mariângela Castilho Samora Araújo
Formação: Direito
Frase: “Me coloco a disposição dos pais, rede escolar municipal e estadual, e comunidade para juntos desenvolver e efetivar as políticas publicas voltadas para as crianças e adolescentes”.
02 – Zélia de Carvalho Assis
Formação: Pedagogia Plena e Pós em Inclusão Social
Frase: ” Ser conselheira é muito mais do que imaginamos, é cuidar, zelar, proteger, se preocupar, incentivar, encorajar nossas crianças, jovens e adolescentes para serem os protagonistas da sua própria história”.
03 – Kelly Cristina Silva
Formação: Serviço Social
Frase: “Instrua a criança e o adolescente segundo os objetivos que você tem para eles, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles, pois são o Futuro da Nação”.
04 – Sônia Iracema Machado Veiga
Formação: Psicologia
Frase: “Se almejamos um mundo melhor, esse é o momento de empenharmo-nos no cultivo de humanos melhores. Lutar, garantir e zelar pelos direitos de nossas crianças e adolescentes é a melhor forma de garantir um futuro promissor para toda sociedade”.
06 – Rosimeire dos Santos Locatelli
Formação: Pedagogia e Pós em Direito Administrativo e Gestão Municipal e Educação Especial
Frase: “Meu objetivo como conselheira é zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente”
07 – Priscila Fernandes Marques
Formação: Enfermagem
Frase: “É dever de TODOS prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente”. Art.70 ECA
08 – Maria Luiza da Costa Santos
Formação: Pedagogia
Frase: “O meu desejo de ser Conselheira Tutelar é atrelado ao compromisso de zelar, defender e proteger os direitos e deveres das crianças e adolescentes, baseado na lei”.
09 – Lindemberg Napoleão de Araújo Filho
Formação: Direito
Frase: “Educai as crianças e não será necessário punir os homens”.
11 – Elza Maria Lopes Zucon
Formação: Pedagogia e pós-graduada em deficiência intelectual
Frase: “Quero assumir a missão de cidadã escolhida para atuar na mediação de conflitos e na contribuição para garantia dos direitos que promovem a proteção integral das crianças e adolescentes”.
14 – Celso Correa
Formação: Educação Física
Frase: “Conte comigo para zelar por criancas e adolescentes que tiveram seus direitos ameaçados ou volados, conforme o Estatuto da Criança e Adolescentes ( ECA)”.
18 – Mayara Cristina Moreira
Formação: Direito
Frase: “Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a”. Johann Goethe
20 – Meiriely dos Santos Nishikawa
Formação: Direito
Frase: “É com prioridade absoluta, que vou desenvolver meu trabalho, buscando a segurança e bem estar de todas as crianças e adolescentes, buscando trabalhar em conjunto, com o judiciário, e com o poder público para implantar novas diretrizes que possam melhorar cada vez mais a vida das nossas crianças, adolescentes e da comunidade em geral.”
21 – Meridiana Nogueira Prates
Formação: Serviço Social
Frase: “Criança e adolescente protegidos são sementes de esperança no futuro…”