Viaturas da Polícia Militar de São Paulo, com nova identidade visual, começam a circular nas regiões de Araçatuba e Andradina nesta semana. A substituição de toda a frota será gradual, segundo o tenente-coronel Manuel Alves Guimarães, comandante interino do CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior).
Nas novas viaturas, as cores vermelho, cinza e preto aplicadas sobre o veículo branco e o desenho do mapa do Estado de São Paulo nas mesmas cores em suas laterais foram substituídas por uma versão predominantemente branca com pequenos detalhes nas cores já utilizadas pela Polícia Militar paulista.
De acordo com o tenente-coronel, o novo grafismo das viaturas reduz o tempo de pintura e os custos, possibilitando economia.
“As viaturas são brancas com decalques e em caso de reparo, não há necessidade de pintura com várias cores, como acontecia até então”, disse o oficial.
Anteriormente, o veículo branco recebia pintura adicional, um conjunto de adesivos e passava três vezes pela cabine de pintura, de forma individualizada para cada cor. “Em casos de acidentes, o reparo de uma parte demandava a pintura de todo o veículo”, observou Guimarães.
Com investimento de R$ 123 milhões, em um primeiro momento foram adquiridas 1.674 viaturas com a nova identidade visual.
As novas viaturas incluem 1.226 carros dos modelos Spin e Trailblazer, 300 motocicletas e 148 Bases Comunitárias Móveis.
As viaturas antigas continuarão rodando em todas as regiões e a expectativa é de que em cinco anos toda a frota assuma o novo modelo.
Vinte novas viaturas, sendo 16 carros e quatro motocicletas já começam a rodar na região do CPI-10. “Assim, a população já vai se acostumando com os novos modelos”, disse o tenente-coronel Guimarães.