As feiras de economia criativa são espaços de relação interpessoal, trocas de experiências e valores, que promovem oportunidades para aquecer a produção do setor criativo.
Encaixando-se neste segmento, a Feira de Mangaio, realizada em Araçatuba, reúne pequenos produtores, colecionadores, artesãos, artistas e outros, que se encontram com o público em geral para mostrar, comercializar ou trocar peças e produtos diversos.
Discos de vinil, doces, alimentos (veganos e não veganos), artesanato, produtos naturais, roupas e livros são apenas alguns exemplos do que estará exposto no evento que acontece no espaço cultural Oficina de Macacos neste domingo, dia 18 – a primeira de uma série de quatro feiras realizadas por meio de um projeto aprovado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo).
As próximas feiras acontecem nos seguintes dias e locais: 1º de setembro, na Praça Manoel da Silva Prates (praça do Juçara); 22 de setembro, na Oficina de Macacos; e 6 de outubro, no Parque da Fazenda do Estado. As edições de setembro contarão ainda com apresentações dos espetáculos “PlayAços” e “Lona de Rua”, da Pimenta Cultural Produções Artísticas.
Os eventos são abertos ao público, todos com entrada gratuita. As inscrições para expositores para este domingo já estão encerradas, mas quem quiser participar levando seus produtos nas próximas feiras pode entrar em contato pelo telefone (17) 99178-6229 e falar com Flávia.
PROJETO
Além da Feira de Mangaio, o projeto “Mangaio na Cena” é composto ainda por um aplicativo e um portal de cultura e turismo, intitulados A CENA.
Ambos contêm a catalogação de toda a cadeia produtiva da economia riativa do município de Araçatuba. O projeto, inscrito e aprovado dentro do módulo “Economia Criativa”, do ProAC Municípios, está sendo colocado em prática pelos produtores culturais Rafael Batista, João Gabriel vanso, Flávia dos Santos e Thiago Mosaico.
A CENA
Tanto no app quanto no site, será possível encontrar informações relacionadas à cultura e ao turismo de Araçatuba. Há referências e contatos de artistas de todos os segmentos (artistas visuais, músicos, bailarinos, atores, escritores, entre outros), pequenos produtores, além de informações sobre espaços culturais, bares, restaurantes, espaços de beleza e estética, e muito mais.
O app já está disponível para Android e IOS, com acesso gratuito pelo Play Store e Apple Store desde o início do mês de agosto. Já o portal entrará no ar em setembro. Se um artesão, artista, produtor ou proprietário de espaço de cultura ou turismo desejar aparecer no app, deverá entrar em contato pelos telefones (17)1786229 (Flávia) ou (27) 99797-4650 Thiago.
ECONOMIA CRIATIVA
De acordo com informações do Sebrae, economia criativa é o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico.
A indústria criativa estimula a geração de renda, cria empregos e produz receitas de exportação, enquanto promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano.
A Economia Criativa abrange os ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários.
Concretamente, a área criativa gerou uma riqueza de R$ 155,6 bilhões para a economia brasileira em 2015, segundo “Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil” (em PDF), publicado pela Firjan em dezembro de 2016. Na ocasião, a participação do PIB Criativo estimado no PIB brasileiro foi de 2,64% em 2015, quando a Indústria riativa era composta por 851,2 mil profissionais formais.
Serviço
Feira de Mangaio
Dia: 18 de agosto, domingo
Horário: Das 14h às 20h
Local: Oficina de Macacos (Rua Santos Dumont, 66, bairro Higienópolis, Araçatuba)
Entrada gratuita
Informações: (17) 991786229 (Flávia)