O Governo de São Paulo criou, na segunda-feira (26), mais três unidades especializadas da Polícia Militar. Com o ato, publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (27), a instituição passará a contar, na capital, com o 5° Batalhão de Policiamento de Choque – Canil; e nas regiões de Piracicaba e Ribeirão Preto com os 10° e 11° Batalhões de Ações Especiais de Polícia (Baeps), respectivamente.
A nova unidade em São Paulo ampliará as funcionalidades do Comando do Choque, sendo responsável pela organização e doutrina com cães em todo o Estado. Integrarão o 5° BPChq mais de 200 policiais militares, com o apoio de 55 viaturas e 60 cães que serão doados.
Os profissionais serão voluntários de todas as unidades da PM que estão passando por entrevistas de análise de perfil para a atividade e passarão por um treinamento com duração de 60 dias. Os cães serão treinados pelo período de um ano. O novo Batalhão de Choque ficará sediado na zona norte da capital paulista.
No Estado, a PM conta com o emprego de cães há mais de 60 anos e, atualmente, tem em seu efetivo canino 296 animais das raças pastor Alemão, pastor Belga Malinois, pastor Holandês, Santo Humberto, Rottweiler e Labrador. Até agosto deste ano, os trabalhos das equipes do Canil já resultaram em 36 prisões e na apreensão de 31 armas e 3,5 toneladas de drogas.
Novos Baeps
As unidades especializadas foram criadas para combater o crime de maneira mais ostensiva em todo o Estado, já que as equipes atuam de forma semelhante aos padrões do policiamento de Choque.
A ampliação das unidades vai ao encontro da promessa de governo para instalação de 17 novas unidades especializadas em São Paulo.
O 10° Baep será implantado na região de Piracicaba e contará com três grupos do Canil – um na cidade e os outros dois em Rio Claro e Sumaré.
A região de Ribeirão Preto receberá o 11° Baep, que além de cinco grupos do Canil, distribuídos na cidade e nos municípios de Araraquara, Franca, Barretos e Sertãozinho, também terá um grupo Montado. Ambas as unidades contarão com um efetivo de mais de 250 PMs, com apoio de forte armamento e 30 viaturas.
A previsão é que os trabalhos tenham início em dezembro deste ano. Para isso, os policiais que integrarão os novos batalhões passarão por treinamento com cerca de um mês de duração que abrange treinamento de choque padrão “Rota”, com atividades de patrulhamento tático, gerenciamento de crises, negociação de reféns e busca e localização de artefatos explosivos.
O Estado conta, atualmente, com noves Baep em funcionamento nas cidades, de Campinas, Santos, São José dos Campos, São Bernardo do Campo, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Barueri e zonas leste e central da Capital. Os nove batalhões, de janeiro a junho deste ano, detiveram mais de 2,4 mil pessoas, além de apreender 315 armas e 2,7 toneladas de drogas.
Caep em Taubaté
No dia 29 de junho, o Governo do Estado de São Paulo inaugurou a 3° Companhia de Ações Especiais de Polícia (Caep), em Taubaté.
A unidade, que atua na região de São José dos Campos, é subordinada ao 3° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), atuando em toda a área do Comando de Policiamento do Interior 1 (CPI-1), que abrange 39 municípios.
Desde o início das atividades até ontem, a unidade já deteve 71 pessoas, apreendeu 24,2 quilos de drogas e retirou 15 armas das ruas.