IVAN AMBRÓSIO/JORNAL INTERIOR
A Polícia Civil identificou a mulher que abandonou um recém-nascido na tarde de domingo (18), na vicinal Gentil Moreira, que liga os municípios de Avanhandava e Promissão. Ela já prestou depoimento na delegacia de Avanhandava na tarde desta terça-feira (20) e passou por exame de corpo de delito.
De acordo com o delegado Guilherme Brandão de Souza, a princípio, o caso foi registrado como abandono de incapaz, entretanto, devido as circunstâncias em que ocorreram, ela responderá pelo crime de infanticídio tentado.
Para não atrapalhar as investigações, detalhes de como foi o depoimento dela e os trabalhos que chegaram ao seu paradeiro não foram divulgados. No entanto, o delegado informou que ela confessou ter deixado o recém-nascido e que o menino seria o segundo filho dela.
“Ela já possui uma menina”, contou. A Polícia Civil chegou a identificação da mulher após um trabalho de colher informações sobre o paradeiro dela. “Fizemos diligências, onde conseguimos os dados da mulher, até chegarmos onde ela estava”, destacou Souza.
DEPOIMENTOS
O delegado frisou que novas testemunhas serão ouvidas. “As investigações prosseguem e estamos acompanhando, inclusive, o estado de saúde do bebê, que encontra-se internado na Santa Casa de Araçatuba”, ressaltou.
O estado de saúde dele, segundo o hospital, é grave, porém estável. O menino está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal. Ele deu entrada com parada cardiorrespiratória e choque hemorrágico. Exames físicos realizados pela equipe médica indicam que a idade gestacional é 30 semanas – aproximadamente sete meses -, pesando 1,126 quilo.
O recém-nascido foi encontrado com o cordão umbilical e a placenta. Uma pessoa caminhava próximo a vicinal quando, ao passar pouco antes da entrada do anel viário, em Avanhandava, ouviu um choro vindo de uma moita de capim.
A testemunha se aproximou para ver o que era, se deparando com o bebê. O menino estava dentro de uma sacola plástica e de uma caixa de papelão. Ele recebeu os primeiros atendimentos médicos em Avanhandava e foi encaminhado ao pronto-socorro de Penápolis.
Na unidade, segundo nota da OSS (Organização Social de Saúde) da Santa Casa de Birigui – que administra a unidade -, a criança chegou com um quadro de hipotermina baixa, sendo transferido para o hospital de Araçatuba.