O QFestival, evento que reúne os diversos segmentos culturais em um só espaço, chega à sua quarta edição no dia 12 de outubro, no Araçatuba Clube de Campo, das 10h de sábado até as 4h de domingo, com shows do Paralamas do Sucesso, Negra Li, Maneva, Originais do Samba, Supla, Deluqui (RPM) e a banda paulista Parronchi’s Brothers. O público esperado é de 5 mil pessoas. O QFestival tem o apoio cultural do Regional Press.
O festival conta, ainda, com a participação de artistas e bandas locais e regionais, como os grupos Os Madrugas e Cigarros Índios e o cantor Makuin, mas não é apenas a música que se fará presente. O evento reúne literatura, dança, artesanato, fotografia, antigomobilismo, artes plásticas e gastronomia em um só espaço.
“Nossa expectativa é agregar mais movimentos culturais que não têm tanto fomento”, afirma um dos organizadores, o empresário Leandro Carvalho.
Como exemplo, ele cita a batalha de MC’s, que será realizada pela primeira vez no QFestival, com direito a premiação. A competição, que poderá contar com a participação de artistas de toda a região, terá 16 vagas, com dois rounds de 45 segundos cada. Em caso de empate, os competidores terão mais três rounds de bate e volta.
Outra novidade é o campeonato de skate, em que serão disputadas as categorias mirim, iniciante e amador, também com direito a prêmios. A Academia Araçatubense de Letras também estará presente no festival, que contará ainda com um espaço com psicólogos para o público que quiser cuidar da saúde mental.
SOLIDARIEDADE
A solidariedade é também uma característica do evento. Lotes promocionais do passaporte para o QFestival (pista) já estão sendo comercializados a R$ 60,00 (o valor cheio da pista é de R$ 120,00), para quem doar um agasalho, um livro, um quilo de ração ou um quilo de alimento não perecível. Estes ingressos, no entanto, são limitados, e o material arrecadado será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Araçatuba e à Secretaria Municipal de Cultura.
A exemplo do ano passado, o festival é voltado para toda a família. Com o passaporte, o público pode entrar e sair do evento quantas vezes quiser, conforme Carvalho.
ATRAÇÕES
Sobre a escolha das atrações, Leandro Carvalho diz que foi uma maneira de ter um representante de cada gênero musical, como o pop rock do Paralamas do Sucesso; o samba dos Originais do Samba; o rock alternativo de Supla, o reggae de Maneva, o rock progressista de Parronchi’s Brothers, o hip-hop de Negra Li e o rock nacional de Fernando Deluqui (RPM).
GASTRONOMIA
Um dos destaques da gastronomia durante o QFestival é a Feijoada do Serginho, que será servida das 12h às 16, em espaço exclusivo, pertinho do palco do samba, e open bar de caipirinha de limão, cerveja, refrigerante e água.
OUTRAS EDIÇÕES
Mais de 10 mil pessoas já participaram do QFestival, desde a sua primeira edição, em 2016. Em seus palcos, passaram nomes consagrados da música nacional, como Biquíni Cavadão, Gabriel O Pensador, Demônios da Garoa, Planta & Raíz, além de inúmeras bandas e DJs regionais e representantes de diversos segmentos da cidade.
Em 2018, foram mais de 18 horas de festa, mais de 20 atrações musicais, exposições e intervenções, além de quase uma tonelada de alimentos não perecíveis e dezenas de livros e roupas, que foram arrecadados e doados ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) e à Biblioteca Municipal de Araçatuba.
SERVIÇO
QFestival – 12 de outubro
Local: Araçatuba Clube de Campo (Rua Baguaçu, 892, Vila São Paulo, Araçatuba (SP)
Abertura dos portões: 10h
Ingressos: www.guicheweb.com.br/qfestival
EVENTO PROMOVE CONCURSO DE BANDAS
O QFestival inova mais uma vez e realiza um concurso de bandas, que será realizado durante os 90 dias que antecedem o evento, marcado para 12 de outubro, no Araçatuba Clube de Campo.
Bandas interessadas deverão se cadastrar no portal do QFestival (www.qfestival.com.br) e pedir votos para o seu vídeo previamente cadastrado.
Pessoas de qualquer lugar do Brasil poderão votar nas bandas, que estarão divididas em cinco regiões: Araçatuba, Andradina, Bauru, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.
As duas bandas mais votadas de cada região vão se apresentar em uma semifinal ao vivo, com toda estrutura de palco e som necessários para conquistarem o grande prêmio, que é tocar no QFestival, dividindo o palco com grandes nomes da música brasileira. Além disso, a banda vencedora ganhará também instrumentos musicais.